O réveillon está para Alagoas assim como o carnaval está para Pernambuco e Bahia e o São João para a Paraíba. A construção dessa identidade ao longo de uma década é resultado de um trabalho que integra esforços das empresas que promovem festas no estado e o poder público, que vem agregando os grandes eventos de virada de ano como atrativos do destino no período de alta temporada.
A criação de uma identidade contribui ainda para o desenvolvimento econômico do estado. O maior impacto financeiro das festas de virada de ano, segundo o CEO do réveillon Celebration, Sérgio Feitosa, não está centralizado apenas nos eventos, mas na circulação de renda direta a partir dos diversos serviços demandados pelo público que vem para Alagoas com o objetivo de aproveitar a chegada do ano novo em grande estilo.
Hospedagem, alimentação, bares, beach clubs, shoppings, transportes e passeios são apenas alguns dos setores que são impactados diretamente pela movimentação de turistas que aliam a participação em grandes festas e aproveitam para explorar o melhor do destino. Para se ter uma dimensão do potencial, apenas o réveillon Celebration movimenta em torno de R$63 milhões na economia.
“O perfil dos nossos clientes é mais seletivo, é tanto que Maceió possui as diárias mais caras do Brasil dentro do período das festas de virada de ano. Se Alagoas explorar seu potencial para eventos de entretenimento durante todo o ano, o resultado será muito expressivo para a nossa economia, uma vez que o turismo é o grande vetor de crescimento para nosso estado”, completa.
Analisando o público para atender expectativas
Liderando como réveillon mais antigo de Alagoas, o Celebration vem realizando pesquisas com participantes das festas com o objetivo de fidelizar o público e promover entregas mais direcionadas a atender as expectativas dos clientes. Com um público médio de 12 mil pessoas na noite da virada, a festa chega a atrair mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias que antecedem o ano novo.
Um dos pontos destacados por Sérgio é percentual de participantes que são do Nordeste, com os baianos liderando entre a maioria do público presente há pelo menos cinco anos. A pesquisa detectou ainda que mais de 80% dos clientes do Celebration se hospedam em flats e apartamentos alugados através de plataformas de hospedagem. Outro ponto interessante é a venda de pacotes para os Estados Unidos, Uruguai e Argentina, o que aponta o crescente interesse de consumo do público internacional.