Está aberto até o próximo dia 22 de setembro, o edital Startup Nordeste (Startup NE), iniciativa do Sebrae com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico das microempresas e empresas de pequeno porte dos setores industrial, comercial, agrícola e de serviços, visando tornar o empreendedorismo uma força de transformação socioeconômica e ambiental. Leia o edital na íntegra.
Com o objetivo de divulgar o edital, técnicas da Fapeal apresentaram as vantagens da participação no processo, além de capacitar os participantes para a inscrição no programa. A ação teve como público-alvo os estudantes de Sistemas de Informação da faculdade Cesmac Maceió.
O Startup Nordeste, uma parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Sebrae Nacional, em Alagoas, também é operacionalizado pela Fapeal e pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), e conta com a participação da aceleradora Neo Ventures em sua execução. A finalidade principal do programa, evidenciada no calendário de apresentações, é fomentar o desenvolvimento de startups e negócios inovadores no Nordeste, para proporcionar suporte técnico e financeiro a projetos promissores.
A assessora científica de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili, destacou a importância do programa e o papel estratégico da Fundação na promoção de oportunidades para o empreendedorismo tecnológico em Alagoas.
“A Fapeal está empenhada em garantir que os talentos locais tenham o suporte necessário para transformar suas ideias em negócios de sucesso. A parceria com o Startup NE é uma demonstração do nosso compromisso com o desenvolvimento de um ecossistema de inovação sólido e sustentável no estado”, afirmou.
Em colaboração com o evento, a aceleradora corporativa da Neo Ventures, Giovanna Nascimento, conduziu uma oficina interativa com os alunos. A engenheira trouxe uma abordagem prática sobre inovação e o universo das startups, desafiando os participantes a refletirem sobre o conceito do termo e a importância de desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível.
“Inovação vai além de criar um novo produto ou serviço. Trata-se de melhorar processos e oferecer soluções diferenciadas de forma que possam ser replicadas em grande escala. Esse é o espírito do edital Startup NE”, frisou.
A oficina também ofereceu uma oportunidade de aprendizado com as experiências passadas por Giovanna Nascimento, que também discutiu o valor da multidisciplinaridade no perfil profissional.
“O mercado busca profissionais com um conhecimento profundo em uma área específica, mas que também possam transitar por diversas outras. A inovação exige esse perfil, e vocês como futuros empreendedores, têm a chance de desenvolver essas habilidades ao longo da jornada acadêmica e profissional”, completou.
Os alunos participaram ativamente do momento e trouxeram percepções sobre o conceito de startups. Eles interagiram com exemplos práticos, como o Nubank e o iFood. A troca de ideias e experiências preparou a turma para ingressar no programa e dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo inovador.
Edital e investimentos
Juliana Khalili também informou que o programa disponibiliza mais de R$ 1,5 milhão para apoiar startups e projetos inovadores em Alagoas. Ao final do processo seletivo, 40 projetos receberão uma bolsa de R$ 6.500 por mês, durante seis meses, além de suporte em pré-aceleração e aceleração.