Consolidado como destino que vale a pena ser visitado, Alagoas celebra a mais alta temporada da sua história, com crescimentos expressivos no fluxo turístico e na ampliação da malha aérea. Cerca de 1 milhão de turistas movimentaram o estado no período de dezembro de 2023 a março de 2024.
Com um crescimento de 17,36%, em comparação ao mesmo período na última temporada, foram contabilizados 3.562 voos. Os fretados tiveram um aumento de 31,62%, totalizando 154 aeronaves durante a alta temporada. Os voos extras obtiveram um crescimento de 52,09%, com 327 voos durante o período. Todo esse fluxo injetou cerca de 2 bilhões de reais na economia do estado, considerando a estadia média de 4,5 dias e um ticket médio de 100 reais.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, os números mostram o quanto a Setur, com o apoio do Governo de Alagoas, tem trabalhado para o avanço do setor no estado, que está, cada vez mais, ocupando um posto importante no cenário nacional e internacional.
“Estamos empenhados em trazer avanços para o nosso turismo e, visando isso, temos algumas obras em andamento em Limoeiro e Pão de Açúcar, por exemplo. Também vale reforçar que avançamos em relação às sinalizações nas regiões Costa dos Corais, Caminhos das Águas e Quilombo, além da entrega de três PDITS (Costa dos Corais, Caminho das Águas e Cânion do São Francisco), e quatro planos diretores em execução”, ressaltou a secretária, explicando que o turismo também precisa de infraestrutura para funcionar.
Ampliando a malha aérea, o estado anunciou, no início de abril, a conquista de voos extras durante a baixa temporada, fazendo a conexão entre Argentina e Alagoas durante o mês de julho. O país argentino é o principal emissor de turistas internacionais para o Destino Alagoas e o Governo do Estado conquistou dois voos semanais vindos de Buenos Aires durante os finais de semana do mês, que é considerado de baixo fluxo turístico.
Em mais uma conquista, o voo direto do Uruguai que chega ao estado trazendo cerca de 174 turistas no mês de junho. O voo será operacionalizado pela Azul Linhas Aéreas em parceria com as operadoras HiperViajes e Abtour, marcando uma operação direta entres os países, após um hiato de 20 anos sem conexões diretas entre esses dois destinos.
O investimento na ampliação da malha aérea representa o aumento no fluxo internacional de turistas, que é o maior dos últimos sete anos. Um crescimento expressivo de 369% foi registrado somente no primeiro semestre de 2023. O primeiro bimestre de 2024 já equivale a 30% do total do fluxo do ano anterior. Se comparando com o mesmo período do ano de 2023, o aumento do bimestre foi de 99%.
Maior temporada de cruzeiros
Alagoas encerrou, no mês de abril, a maior temporada de cruzeiros da história do estado. Ao todo foram 10 navios fazendo 28 paradas entre os meses de novembro de 2023 a abril de 2024. A temporada 23/24 trouxe navios maiores e com rotas mais longas, aumentando significativamente o número de leitos para a temporada, alcançando 97% na oferta em comparação à temporada anterior, 22/23.
No evento de solenidade de encerramento da última temporada, a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros – Clia (Cruise International Association) anunciou aumento para a próxima temporada. Cerca de 14 navios irão atracar no Porto de Maceió, fazendo 33 paradas durante os cinco meses de operação, de novembro de 2024 a abril de 2025. Aumento também no número de leitos, onde estima-se que 148 mil leitos sejam ofertados durante a temporada.
Segmento fortalecido
Apresentando a vocação para o segmento que gera um grande impacto econômico com a geração de emprego e renda, o turismo de luxo foi apresentado em uma das principais feiras do segmento na América Latina, na Emotions.
Capacitações e qualificações
Impulsionando e fortalecendo o Destino Alagoas nacional e internacionalmente, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) levou capacitação para inúmeros agentes de viagens, apresentando o destino nos principais mercados emissores do estado. Ao longo da gestão foram realizados 41 roadshows, sendo 18 internacionais e 23 nacionais, capacitando 8.848 agentes de viagens. Famtours mostraram para agentes nacionais e internacionais as belezas do Destino Alagoas, aproximando-os das experiências que o estado proporciona, oportunizando aos agentes propriedade ao vender o destino.
O Programa Escola do Turismo, que visa a capacitação e qualificação da população alagoana no setor turístico, já capacitou 3.400 alunos em quase 1 ano de programa. O programa atende 29 municípios alagoanos, das sete regiões turísticas, disponibilizando 43 temáticas de cursos. Desde o início do programa 5.040 alunos se inscreveram nas 147 turmas ofertadas até o momento.