Contratações do BNB para MPE crescem 45% em Alagoas

Instituição reconhece empresas do segmento com entrega de premiação na quarta-feira, 09, em Maceió.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As contratações do Banco do Nordeste para as micro e pequenas empresas (MPEs) alagoanas cresceram 45%, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, totalizando R$ 200 milhões em mais de mil operações de crédito realizadas no estado.

Em reconhecimento ao esforço e dedicação dos empresários que representam o segmento em Alagoas, a instituição entrega, nesta quarta-feira, 09, o Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa, em cerimônia que acontece a partir das 10h, no auditório de sua Superintendência Estadual, em Maceió.

“O Banco do Nordeste apoia e prioriza o atendimento às micro e pequenas empresas. O incremento observado nos financiamentos espelha essa parceria, que reforçamos com novas soluções de negócios para o segmento, com produtos personalizados à necessidade do cliente, e com a premiação às MPEs que se destacaram seja por práticas de gestão, de inovação, de responsabilidade socioambiental, ou por suas histórias de sucesso empreendedor”, ressalta o superintendente estadual, em exercício, do BNB em Alagoas, Fabiano Ramiro.

O gestor destaca ainda que as histórias dos empreendimentos premiados servem de exemplo e inspiração para os demais empreendedores nordestinos, incentivando a concretização de novas ideias de negócios na região.

“Além disso, as MPEs desempenham papel significativo para o desenvolvimento econômico, com ampla geração de emprego e renda, e os recursos aplicados pelo BNB no segmento acabam impactando positivamente em toda a economia da região”, afirma Ramiro.

De acordo com levantamento realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do BNB responsável por pesquisas sobre a economia regional, apenas no primeiro semestre de 2024, o crédito contratado pelo banco com as micro e pequenas empresas de Alagoas ajudaram a manter ou gerar 1.300 empregos. Esses financiamentos também contribuíram para incrementar em R$ 5,5 milhões a arrecadação tributária no segmento.

“Exemplos do efeito multiplicador dos benefícios desse crédito e do papel do BNB como indutor do desenvolvimento sustentável, de modo que todos saem ganhando”, enfatiza o superintendente.

Premiação

O Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa está em sua 10ª edição e, em Alagoas, vai premiar quatro MPEs, nas categorias: Empreendedorismo Feminino, Inovação, Microempresa e Pequena Empresa.
Em Alagoas, a seleção aconteceu por meio de Comissão Julgadora que, nesta edição, foi composta por membros da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As empresas premiadas serão conhecidas durante a cerimônia de premiação. Elas são dos municípios de Maceió, Penedo, Arapiraca e Major Isidoro e atuam, respectivamente, nas atividades de serviços de estética, alimentação, educação e laticínio.

(Divulgação/BNB)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp