Conselho de políticas energéticas de AL debatem projetos de biogás

Medida estratégica tem como finalidade otimizar recursos e reduzir custos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) se reuniu, no dia 12, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Jaraguá, para discutir as ações de fomento para o setor, os investimentos para projetos de biogás e o aperfeiçoamento na gestão de despesas com as faturas de energia elétrica dos prédios públicos.

Durante o encontro, Alagoas Ambiental, do grupo alagoano Ambientis, apresentou os resultados de sua atuação industrial no estado.

Com três Centrais de Tratamentos de Resíduos, nas regiões Metropolitana, Agreste e Sertão, a empresa atua no recebimento, tratamento e destinação final de resíduos e cuidados com o meio ambiente, gerando 200 empregos diretos e atendendo 81 municípios alagoanos com energia renovável, além do setor produtivo privado.

Ainda na reunião, a Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) apresentou dados atualizados que apontam uma economia acima de R$ 1,2 milhão, baseada na centralização do pagamento das faturas de energia, readequações contratuais de demanda, melhorias prediais em sistemas elétricos e hidráulicos e orientação permanente dos servidores. Além disso, outras pautas e projetos pertinentes ao desenvolvimento da matriz energética de Alagoas foram debatidos.

O encontro contou com a participação da presidente do Conselho, Maria Alice Beltrão; do superintendente de Políticas Energéticas, Bruno Macedo, além de gestores da Equatorial Alagoas, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz), da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), do Centro Universitário Cesmac, da Alagoas Ativos, da Algás, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Urbanitários e  de membros da Sociedade Civil.

CEPE

O Conselho Estadual de Política Energética foi criado pela Lei Estadual nº 6.878 e atua como órgão colegiado e consultivo ao governo de Alagoas. Suas ações são pautadas em assessorar e deliberar a proposição de políticas públicas com foco nas energias em âmbito estadual, integrado ao desenvolvimento regional e nacional. Seu objetivo principal é acompanhar e planejar a matriz energética de Alagoas, com ênfase no potencial das energias e na integração dos nossos diversos segmentos.

(Ascom Sedics)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp