Artnor apresenta talentos dos quatro cantos de Alagoas

Feira de artes alagoanas acontece até o próximo domingo (24) no Maceió Shopping.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Vale a pena dar um giro pela Artnor 2024. A feira, que volta após mais de uma década sem acontecer, reúne arte dos quatro cantos do estado, apresentando trabalhos elaborados sob diversas técnicas e aplicações. Dos bordados as esculturas de madeiras, o espaço apresenta tanto trabalhos que já são referência nacional como produções de jovens artistas. Aberta até domingo (24), a Artnor está no estacionamento do Maceió Shopping, funcionando das 14 às 22 h.

A diversidade é um dos pontos mais fortes da Artnor. Através das inúmeras peças expostas, os visitantes têm a oportunidade de apreciar as belezas e as peculiaridades tão marcantes do território alagoano.

Sob a técnica do papel machê, a artista Goretti Brandão apresenta um conjunto de esculturas coloridas e delicadas de personagens diversos. Sertaneja da cidade de Santana do Ipanema, ela conta que no primeiro dia da feira vendeu metade da produção que selecionou para a Artnor.

“Feliz por estar aqui e muito empolgada por conseguir vender minhas peças de forma tão rápida”, comemora a artista, que também trabalha com pintura em tela, é poetisa e jornalista.

Outro ponto positivo da feira é a apresentação de trabalhos desenvolvidos por meio de associações e coletivos. É o caso das artesãs da Artecer, da cidade de Paripueira, que apresentam o bordado singeleza.

O ponto é patrimônio cultural e imaterial de Alagoas e está presente em blusas, colares, brincos e outros assessórios elaborados caprichosamente pelas mãos de mulheres que possuem histórias tão marcantes quanto os bordados delicados que tecem pacientemente.

“Aqui estão presentes os trabalhos e as histórias, felizmente muitas delas de superação, de dezenas de mulheres residentes no litoral Norte alagoano”, destaca a idealizadora do grupo Jeane Valentim.

Realizada pelo Sebrae Alagoas, a Artnor teve início no final da década de 1980. Kennedy Calheiros, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas, destacou que o retorno da Artnor é uma forma de cuidar, cada vez mais, do pequeno negócio.

“Aqui há uma interação entre o artista, o artesão e o comerciante, em que ele se reinventa para defender sua cultura, compartilhar suas ideias e valorizar seu lado artístico, tudo isso está acontecendo em um centro comercial com grande fluxo de pessoas”, afirmou.

Este ano, o conceito do evento é “Vem conhecer os encantos de Alagoas”, como uma forma de apresentar ao público o melhor da produção artesanal do estado em diferentes dimensões. Além de fomentar a cultura, a Artnor contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Segundo Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae, o evento promove trabalho e renda, além de ampliar mercados para os artesãos locais.

“Este resgate cumpre o papel de fortalecer o sentimento de pertencimento do alagoano e coroa o trabalho do Sebrae em 2024″, concluiu.

A analista Marina Gatto, que coordena o Programa de Artesanato do Sebrae Alagoas, ressalta que foi realizada uma curadoria que selecionou os artesãos e artigos a serem expostos e comercializados durante o evento.

“Eles representam todas as técnicas e matérias-primas que contam a história de Alagoas. Essa é uma oportunidade de artesãos de diversos municípios estarem em contato direto com os visitantes e com os turistas”, afirmou.

 

Com informações da assessoria
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp