Arapiraca ganhará Horto Florestal urbano

O local será a primeira Área de Proteção Ambiental (APA) Urbana de Alagoas, com mata nativa no centro da cidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, vai receber a primeira Área de Proteção Ambiental (APA) Urbana de Alagoas na Capital do Agreste. O horto florestal cobrirá uma área com 32 hectares de mata nativa, o que corresponde a 32 campos de futebol.

O projeto prevê a construção de um corredor de transporte com 4,2 quilômetros de extensão em pavimentação asfáltica e duas amplas avenidas no encontro da Rodovia AL-110 com AL-220.

O parque contará com infraestrutura urbana como ciclovias, passeios com acessibilidade, entre outras importantes intervenções em três bairros centrais da cidade, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Os recursos foram liberados por meio de convênios com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A ordem de serviços foi assinada na última semana pelo prefeito Luciano Barbosa e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o aporte é de R$ 14 milhões para a primeira etapa da obra.

Cerca de 30% do território é composto pelo bioma da mata atlântica e 70% pelo bioma da caatinga, a exemplo de timbaúba, jurema, juazeiro, ipê, aroeira, pau ferro, canafístula, barriguda e a árvore símbolo Arapiraca, entre outras espécies.

Além de área de proteção o horto florestal representa um espaço para visitação pública, caminhadas, trilhas ecológicas e lazer para os moradores e visitantes.

Fonte e foto: Prefeitura de Arapiraca

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp