Em 2023, Alagoas registrou o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos. Segundo informações da Polícia Federal, divulgados pela Embratur e analisados pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, foram cerca de 10 mil estrangeiros que chegaram à capital alagoana só no ano passado.
A maior parte dessas pessoas de fora do Brasil, cerca de 62%, são da América do Sul, sendo a Argentina o principal país emissor de turistas internacionais para Alagoas. Outros 37% têm nacionalidade europeia, e a origem mais frequente dos visitantes é de Portugal.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o índice representa o primeiro de muitas metas a serem conquistadas pelo Estado.
“O setor enfrentou uma crise sem precedentes na pandemia de covid-19, ainda segue em recuperação e com certeza esta é uma informação para celebrar. Vamos continuar trabalhando para registrarmos números cada vez mais altos porque sabemos que nosso estado tem potencial para aumentar muito mais esse fluxo”, destacou a secretária.
Em todo o estado, que já conta com mais de 45 mil leitos disponíveis em mais de 900 hotéis e pousadas, outros 16 empreendimentos estão em construção. A expectativa é que todos eles sejam concluídos até 2025.