O Destino Alagoas recebeu desde o último domingo (24) um voo fretado vindo diretamente do Uruguai e especialmente para a Semana Santa de 2024, em Alagoas. Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), conquistou a conexão internacional partindo da capital uruguaia Montevidéu. A ação é fruto de uma articulação entre a Setur e as operadoras HiperViajes e a Abtour.
Com as passagens vendidas com antecedência, a aeronave, um Airbus A320Neo, chegou ao estado com sua capacidade máxima, 174 passageiros. A conquista foi anunciada durante a Feira Internacional do Turismo (FIT), na Argentina, em 2023. Os turistas permanecerão por sete dias em Alagoas, desfrutando de um pacote que conta com passeios por diversos atrativos turísticos.
A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, explica que o voo abre possibilidade para que o trecho possa entrar na malha aérea regular.
“Ter um voo com lotação máxima nos mostra que o Destino Alagoas é benquisto internacionalmente e que o trabalho de promoção do nosso destino tem trazido resultados positivos para o setor turístico do estado. Seguiremos trabalhando para fortalecer ainda mais o nosso turismo internacional e trazer ainda mais conquistas para Alagoas”, concluiu Bárbara Braga.
O anúncio do primeiro voo conquistado pelo Governo de Alagoas, fazendo a conexão Uruguai e Alagoas aconteceu ainda em 2022, durante a Feira Internacional de Turismo, realizada em Buenos Aires. O voo foi operado na Semana Santa de 2023, sendo um sucesso já em sua primeira operação. Durante a edição 2023 do mesmo evento, HiperViajes, Abtour e Setur confirmaram a continuação da conexão internacional para 2024.
Turismo internacional – Em 2023, o estado de Alagoas registrou o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos. De acordo com dados da Polícia Federal, divulgados pela Embratur e analisados pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, foram cerca de 10 mil estrangeiros que chegaram à capital alagoana só no ano passado.
A maior parte dessas pessoas de fora do Brasil, cerca de 62%, são da América do Sul, sendo a Argentina o principal país emissor de turistas internacionais para Alagoas. Outros 37% têm nacionalidade europeia, e a origem mais frequente dos visitantes é Portugal.