Com a expectativa de aproveitar a demanda do turismo de negócios e eventos para atrair visitantes a participar de eventos esportivos, uma ação conjunta da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Maceió Convention Visitors & Bureau (MCVB), elaboraram e divulgaram pesquisa apontando tendência de crescimento no segmento dentro do Estado.
A secretária executiva de Turismo, Marília Hermann, participou da apresentação de algumas estratégias feita a entidades representativas do trade turístico alagoano, hoteleiros e membros dos poderes executivos estadual e municipal.
Entre as ações se destacam a produção do vídeo promocional do Destino Alagoas com foco no turismo de eventos esportivos e a apresentação da Pesquisa Comparativa de Turista de Eventos Associativos e Esportivo, feita pelo MCVB, em parceria com a Setur.
De acordo com a sondagem apresentada pela consultora contratada para realização do estudo, Vaniza Schuler, o turismo de eventos esportivos pode impactar a economia alagoana, não só promovendo ocupação de hotéis como aumentando o fluxo nos aeroportos.
Os dados apontam que o turista desse segmento chega a ficar, em média, seis dias no destino e tem 70% de chance de realizar passeios turísticos durante a estadia, não se restringindo à programação do evento.
Marília Hermann ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o trade turístico no trabalho de fomento ao setor.
“Apostar neste segmento de turismo de eventos esportivos nos dá uma infinidade de possibilidades de novos negócios, trazendo turistas brasileiros e internacionais, que movimentam toda a cadeia produtiva do setor, hotelaria, gastronomia, entre outros, durante todo o ano, não só se restringindo à alta temporada. Isso é essencial para o crescimento e manutenção de empregos, renda e oportunidades através do turismo”, ressaltou.
Fonte: Setur Alagoas
Foto: Thiago Sampaio – Setur Alagoas