Com o objetivo de capacitar jovens com idades entre 18 e 29 anos com formação técnica profissional e mentoria empreendedora, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), e outros órgãos e secretarias, lança nesta quinta-feira (12), o Painel “DataJovem Alagoas”.
A iniciativa é resultado de uma pesquisa pioneira com investimento superior a R$ 600 mil, referente às juventudes em Alagoas e o programa “Tô No Corre”. A ação pretende alcançar 200 jovens em situação de alta vulnerabilidade social que estejam sem trabalhar e sem estudar.
Os jovens selecionados, dos quais pelo menos metade serão mulheres, receberão uma bolsa no valor de R$ 400, vale-transporte e uma cesta básica mensal. Além da formação técnica, os participantes contarão com o apoio de quatro Agentes de Inclusão Social e acompanhamento psicossocial, garantindo suporte durante todo o curso e na fase de inserção no mercado de trabalho, quando houver.
Data Jovem Alagoas
O Governo de Alagoas também apresentará os resultados da pesquisa Data Jovem Alagoas, durante o evento de lançamento, nesta quinta-feira, às 10h, na sede do Executivo. A pesquisa, conduzida pelo Laboratório das Juventudes (LABJUVE) da Ufal, teve como objetivo traçar um perfil detalhado das juventudes alagoanas, com foco em indicadores como classe, raça, etnia, gênero e grau de instrução, para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.
O programa Tô no Corre, que conta com a parceria de órgãos como ABRASEL, SEBRAE, SENAC, FUNDEPES, Alagoas Sem Fome, SECRIA, SETEQ, SESAU, SEPLAG, UFAL, e o Ministério da Educação, oferecerá cursos voltados para a economia criativa, com ênfase nas áreas de bares, restaurantes, hotelaria, e empreendedorismo.