O governador de Alagoas Paulo Dantas assinou novo decreto com o objetivo de impulsionar o turismo em Alagoas. A redução na alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) de 9% para 5% amplia o número de voos da empresa Gol Linhas Aéreas, tornando o destino Alagoas mais competitivo como um ponto de abastecimento preferencial da companhia.
Em 2023, a operação já tinha crescido em 61% na alta temporada, o que deve ser superado este ano. A novidade é que a GOL garantiu que vai ampliar a frota em 30% na baixa temporada, mantendo o mercado aquecido durante todo o ano inteiro.
A companhia é responsável por 40% do número de voos no estado e tem sido parceira na promoção do Destino Alagoas no mercado interno e externo, conforme destacou o governador. Além disso, a ampliação do número de voos na baixa temporada reforça a economia e assegura a manutenção na oferta de empregos e geração de renda.
“Com isso nós fortalecemos um setor durante um período em que antes era pouco movimentado, dando a impressão que o ano todo é alta temporada, pois o nosso objetivo é que nossa ocupação hoteleira se mantenha acima dos 80% na baixa temporada. Foi com políticas econômicas nessa linha que, em 2023, fomos o estado que mais cresceu no PIB, cerca de 7,3%”, destacou Dantas.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, analisou que a parceria com a GOL é fundamental para o crescimento do setor turístico em Alagoas.
“A companhia é uma das maiores do país e tem um papel importante na promoção do nosso destino. Foi com parcerias como essa e graças ao trabalho e incentivos do governador Paulo Dantas, que em 2023 fomos classificados como o destino mais procurado no país, puxando um crescimento visto em todo o Nordeste”, disse a gestora.
O assessor da presidência da GOL, Alberto Fajerman, afirmou que a redução do ICMS é um estímulo para a companhia ampliar sua operação.
“Alagoas tem uma das orlas mais bonitas do Nordeste, cheia de atrações naturais, e acreditamos no Destino. A GOL aumentou a sua operação em 61% em Alagoas para toda a alta temporada, reforçando assim, nosso compromisso com o turismo do Nordeste e do Estado”, disse. Entre embarques e desembarques, foram mais de três mil voos operados pela empresa.
A GOL é a terceira companhia a garantir o benefício fiscal do estado: Azul e Latam já operam em Alagoas com esta vantagem financeira. No caso da GOL Linhas Aéreas, a carga tributária do QAV terá redução de cerca de 45%: o ICMS somado ao adicional de ICMS (Fecoep) passará de 9% para 5%.