Com o objetivo de alinhar ações e parcerias para fortalecer o Destino Alagoas, representantes do governo e da concessionária Aena, administradora do Aeroporto Zumbi dos Palmares, discutiram detalhes da ampliação do aeroporto, ação que faz parte de um conjunto de obras que alcançam todos os terminais geridos pela Aena no Brasil e contam com investimentos de R$ 1,4 bilhão.
Paulo Dantas destacou que o turismo em Alagoas é eixo estratégico do desenvolvimento social e econômico do Estado e que a ampliação do aeroporto é uma das ações que devem colaborar para receber melhor o turista.
“Temos resultados excelentes no turismo e vamos melhorá-los ainda mais porque sabemos que esta vocação econômica natural deve ser um dos caminhos para melhorarmos a vida dos alagoanos por meio da geração de emprego e renda”, afirmou o governador.
O Aeroporto Zumbi dos Palmares terá operações mais seguras com áreas de escape (Resa) e eliminação de obstáculos, recapeamento de pista e pátios, além de nova sinalização horizontal, redução de extravio de bagagem com a implantação de um novo processador automatizado e preparação para inspeção de bagagens por raio.
A capacidade será ampliada em 70%, com quase duas vezes mais passageiros que hoje, tendo também novas salas de embarque remoto, com um espaço maior do que o atual.
As obras no aeroporto incluem ampliação de terminais; redesenho de fluxos mais intuitivos para os passageiros; novos pontos de aeronaves, com mais espaço para embarque e desembarque; investimento para aumentar a segurança das pistas; melhorias em acessos viários; intervenções em estacionamentos, entre muitos outros benefícios, de acordo com a necessidade de cada aeroporto.
Às obras físicas, somam-se à implantação de novas tecnologias, mais modernas e precisas, com a aquisição de equipamentos e sistemas de última geração. Todo o processo de devolução de bagagens será automatizado, com uma entrega mais assertiva e ágil.
“Viemos apresentar o novo diretor geral Joaquim Rodriguez e também atualizar o governador sobre o adiantamento das obras que estamos fazendo para ampliar a capacidade do aeroporto de Maceió, deixando o mais confortável e preparado para o futuro e o crescimento do turismo no estado. A gente trabalha com uma previsão de entrega em abril, podendo se estender por um mês”, pontuou o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena, Marcelo Bento.
Fonte e foto: Governo de Alagoas.