Embora tenha sido um dos setores mais impactados pela pandemia do coronavírus, o turismo brasileiro fechou 2021 com um faturamento de R$ 152,4 bilhões, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2020. O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Envolvendo mais de 50 segmentos, o transporte aéreo foi o setor que registrou uma alta de 28% e um faturamento acumulado de R$ 37,7 bilhões. Nas atividades que mais contribuíram para este crescimento está a categoria de alojamento e alimentação, com alta de 13,1% e faturamento de R$ 45,2 bilhões.
Cresceram ainda os segmentos de transporte aquaviário (8,8%), transporte terrestre (7,2%), locação de veículos, agências e operadoras (2,5%) e atividades culturais, recreativas e esportivas (1,6%).
(Foto: Humberto Sales – Mtur)