O Ministério do Turismo publicou dados de desempenho relacionados a diferentes segmentos do turismo nacional que reforçam as perspectivas de recuperação do setor.
Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), o setor alcançou um faturamento total de R$ 869 milhões no último mês de março, número apenas 2% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019 (R$ 890 milhões).
Fatores como o fim de restrições devido à Covid-19, a partir do avanço da vacinação, além do retorno de viagens corporativas e de grandes eventos presenciais tem contribuído para os indicadores.
O setor já havia acumulado receitas de R$ 4,3 bilhões em 2021, uma alta de 18% na comparação com 2020. Conforme estudos da Abracorp, que analisam 11 setores do mercado, todos apresentaram aumentos em março, com destaque para serviços aéreos, hotéis e locação de automóveis.
Pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) feita em abril, reforça o otimismo do setor. Conforme o levantamento, o ramo, que fechou 2021 com um faturamento 37% superior ao de 2020 (R$ 19,2 bilhões), deslocamentos domésticos seguem liderando a retomada do turismo. O estudo mostra que, no primeiro trimestre deste ano, os destinos mais procurados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Gramado, Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas e Salvador.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), com base nos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou alta de 17,8% no faturamento do turismo nacional (R$ 13,2 bilhões) na comparação com o mesmo mês de 2021. Os avanços partiram de grupos como hospedagem e alimentação, com aumentos de 53,3% e 13,4%, respectivamente.
ESTRANGEIROS – Dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) também revelam boas perspectivas quanto à chegada de estrangeiros ao país. Segundo a agência, com o retorno de celebrações religiosas e o Carnaval fora de época, entre outros fatores, mais de 530 mil visitantes internacionais ingressaram no Brasil no primeiro bimestre de 2022, conforme o Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.
SUPORTE – A Medida Provisória nº 1.101, publicada em 22 de fevereiro de 2022, alterou novamente prazos da Lei nº 14.046/2020, sobre regras de cancelamentos, remarcações e reembolsos nos setores de turismo, eventos e cultura. Segundo a MP, proposta pelo MTur e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o cliente tem até 31 de dezembro de 2023 para remarcar ou usar créditos no abatimento ou compra de serviços.
Outra iniciativa adotada pelo MTur no sentido de apoiar o setor é a disponibilização do Selo Turismo Responsável, que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 na área. O selo, que já soma 31.235 adesões no país, define protocolos para 15 segmentos turísticos, incluindo guias de turismo. Lançada em junho de 2020, a ação colocou o Brasil entre as 10 primeiras nações do mundo a implementar providências do tipo.
Fonte e foto: Mtur