Prêmio Braztoa reconhece ações de turismo sustentável da Vivalá

Empresa foi reconhecida pelas ações sustentáveis segundo ano consecutivo.
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Pelo segundo ano consecutivo a Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil venceu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. A premiação, que aconteceu no Mercado Público de Lages (SC), reconheceu o trabalho de empresas que atuam com no segmento turístico com resiliência e ações sustentáveis.

O representante da Vivalá na solenidade, Gustavo Leutwiler, expôs que o “prêmio é de centenas de indígenas, ribeirinhos, quilombolas, sertanejos e muitas outras comunidades tradicionais brasileiras. Por trás de todos os números, existe a história de cada uma dessas pessoas e o impacto da nossa atividade é fundamental pra vida delas; esse impacto ser positivo ou negativo, depende da gente e já fizemos nossa escolha há muitos anos”.

Por conta da pandemia, o último prêmio foi realizado em 2019, quando a Vivalá venceu como agência mais sustentável do Brasil e principal vencedor da noite entre todos os premiados. Neste ano, o prêmio mudou de formato e foi entregue para cinco iniciativas escolhidas após o júri analisar mais de 104 inscrições de 22 estados e 4 países.

Os troféus recebidos pelos ganhadores são sustentáveis e artesanais, produzidos pela Tramatusa, uma associação que conta com inúmeras mulheres na produção de peças decorativas com a utilização da fita tusa – material reciclado de resíduo da indústria papeleira.

“Mais do que quantidade, percebemos que em nosso país existe uma rede de raízes fortes, que estão interligadas por um propósito maior. A cada um de vocês, nosso agradecimento e nosso reconhecimento por estarem transformando suas localidades e o turismo do nosso país”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Haro Nedelciu.

Impacto Vivalá

Mesmo sem a realização de expedições de turismo sustentável durante todo o período mais crítico de pandemia, a Vivalá continuou seu forte trabalho de impacto positivo com a atuação chegado a quem mais precisava.

As ações foram divididas entre emergenciais, ampliação de destinos e geração de renda. Do ponto de vista emergencial, logo no começo da pandemia foram realizadas ações para apoiar a rede de parceiros de turismo de base comunitário com a doação de R$ 30.000 e 1,3 tonelada de alimentos não perecíveis para mais de 120 famílias.

A Vivalá  ampliou sua atuação de 2 para 7 unidades de conservação e hoje trabalha nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e Goiás, em conjunto com indígenas, ribeirinhos, quilombolas e sertanejos. Esse crescimento representa um aumento de 250% no portfólio que hoje apresenta experiências de Turismo de Base Comunitária (TBC), Volunturismo (TBC + voluntariado) em áreas específicas (saúde, meio ambiente e bioeconomia), tanto em grupo com saídas regulares quanto com datas flexíveis para grupos privados.

Com a retomada das expedições seguindo os protocolos federais e estaduais, exigindo a vacinação de todos os viajantes e fornecedores, a Vivalá teve um crescimento de 210% em 2021. Com a atual marca de mais de mil viajantes, R$ 850 mil já foram injetados diretamente nas comunidades tradicionais parceiras gerando renda digna, além de mais de 6.600 horas de voluntariado realizadas na capacitação profissional de pequenos negócios.

“Temos centenas de pessoas em comunidades tradicionais brasileiras que fazem parte da rede Vivalá e não poderíamos deixá-las desassistidas na crise global mais séria que já enfrentamos. O apoio e confiança de nossos viajantes, comunidades e parceiros foram fundamentais para viabilizar uma atuação tão forte durante a pandemia”, explica Daniel Cabrera, cofundador e Diretor Executivo da Vivalá.

(Foto: Divulgação / Vivalá)

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