Movimento nos aeroportos brasileiros aumenta 20% em 2021

Dados da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) mostra retomada gradual do turismo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Ministério do Turismo divulgou que o número de passageiros cresceu 20% nos aeroportos brasileiros em 2021. Os dados da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) mostraram que mais de 62,5 milhões fizeram viagens de avião pelo país.

O aumento no número de viajantes mostra que o país já apresenta uma retomada gradual do turismo pós agravamento da pandemia da Covid-19.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o aumento de pessoas vacinadas aliado aos protocolos de segurança sanitária contribuíram para o aumento de viagens pelo país.

“O avanço da vacinação, aliada a adoção de protocolos sanitários em todo o setor de turismo, tem possibilitado a retomada das nossas atividades. Mais de 30,6 mil estabelecimentos e guias de turismo já aderiram ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo e estão adotando práticas mais seguras, colocando o Brasil em posição de destaque no cenário mundial como um destino protegido e responsável”, destaca Gilson Machado Neto.

O mês de dezembro, que registrou o melhor mês do ano, registrou a movimentação de 7,7 milhões de passageiros em voos dentro do país. Este índice é o que mais se aproxima do cenário pré-pandêmico e representa o maior volume de passageiros pagos transportados nos aeroportos brasileiros nos últimos 21 meses. Desde abril de 2021, a quantidade de pessoas voando pelo país segue um ritmo de crescimento mês a mês.

Entre os aeroportos com maior movimentação, destacam-se o de Guarulhos, com mais de 24 milhões de passageiros ao longo do ano e o de Brasília e Viracopos, que superaram a marca de 10 milhões de pessoas em 2021.

Os terminais operados pela Infraero receberam um total de 37,8 milhões de passageiros, com alta de 38% ao registrado em 2020. Em Porto Alegre (RS), 4,8 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram na cidade. Enquanto em Recife (PE) e em Maceió (AL) foram 7,5 milhões e 1,9 milhão, respectivamente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp