Dez iniciativas foram as vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, evento que contou com o apoio do Ministério do Turismo. Entre os premiados na categoria experiência/produto, duas iniciativas do Nordeste: uma do Maranhão e uma de Alagoas.
Este ano, o prêmio recebeu 83 inscrições de 18 estados diferentes do Brasil, das quais 26 iniciativas foram selecionadas como finalistas, destacando-se pela inovação e pelos impactos significativos gerados em prol do turismo sustentável. Os finalistas passaram por três fases de avaliação.
As iniciativas premiadas abordaram temas urgentes, como neutralização de carbono para preservação do meio ambiente e modelos de turismo de base comunitária e sustentável, focado na valorização da cultura local e na preservação ambiental. Ações voltadas para capacitação, monitoramento e gestão com sustentabilidade também tiveram espaço na avaliação dos jurados.
Conheça os vencedores do NE
Associação de Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora – Maranhão, com a iniciativa: Povoado Bar da Hora
O Povoado Bar da Hora adotou um modelo de turismo de base comunitária e sustentável, focado na valorização da cultura local e na preservação ambiental. Esse modelo garante que os benefícios econômicos sejam distribuídos entre os moradores, promovendo a participação ativa da comunidade em todas as etapas do turismo. Com essa abordagem, o Bar da Hora não só preserva suas tradições, mas também promove um desenvolvimento econômico justo e sustentável, fortalecendo os laços comunitários e criando um turismo onde a comunidade tem papel de protagonismo.
Associação Peixe-Boi – Alagoas, com a iniciativa: Turismo de observação de peixe-boi
A Associação Peixe-boi garante o ordenamento da visitação, e é uma instituição que realiza o Turismo de Base Comunitária para observação do peixe-boi marinho no Rio Tatuamunha em Porto de Pedras, AL. Tendo como objetivo a sustentabilidade da comunidade e o bem-estar do animal mais ameaçados de extinção no litoral Brasileiro e seu habitat, garantindo a proteção do peixe-boi, gerando renda para a comunidade e trabalhando diversas ações de educação ambiental, principalmente na área central da maior unidade de conservação costeiro marinha do Brasil, a APA costa dos Corais.
Fonte: MTur
Foto: