A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, esteve reunida com a diretora de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil), Ana Paula Repezza, iniciando tratativas para a construção de um Protocolo de Intenções com foco na facilitação da captação de investimentos para projetos produtivos da cadeia de valor do turismo brasileiro, por intermédio de uma atuação conjunta e colaborativa.
Acompanhadas das equipes técnicas dos órgãos, as líderes trataram, ainda, da participação da Agência em eventos internacionais do setor, que tratem sobre investimentos, tais como FIT Argentina, WTM London, Fitur Madri, Fórum Brasil de Investimentos (BIF), entre outros.
“Temos total sinergia com a ApexBrasil e queremos estreitar ainda mais essa relação, de modo a impulsionar os investimentos no campo do turismo. Somente nos primeiros três meses do ano registramos US$ 45 milhões em investimentos nas atividades turísticas, um aumento de 125% e relação a 2023, quando o país atraiu US$ 20 milhões. E esses números podem ser ainda maiores com o apoio da Apex”, comentou a secretária-executiva.
Existe a perspectiva, ainda da colaboração da Agência para a elaboração de um Guia de Investimentos focado no Turismo, em parceria com a ONU Turismo.
A publicação é feita de forma específica em cada país e já disponibiliza exemplares na Colômbia e República Dominicana. O documento traz uma série contínua de relatórios que destacam o clima atual de investimento de um país, bem como as oportunidades no turismo.