Em uma parceria entre o Mercado Livre e a Gol começa a operar em setembro a aeronave cargueira que facilitará o fluxo de mercadorias entre o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A iniciativa faz parte do pacote de investimentos de R$ 17 bilhões que o Mercado Livre anunciou para este ano no Brasil.
“Os primeiros voos terão como destino as cidades de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI), onde o prazo atual de 4 dias cairá para apenas 1, considerando cargas armazenadas em Fulfillment. Vamos reduzir o tempo de entrega em até 80%. Esta é a concretização de nosso propósito de entrega rápida e democratização do comércio para todo o país,” comemora Fernando Yunes, vice-presidente Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
Os Fullfilment Centers são os centros de distribuição de armazenamento de mercadorias do Mercado Livre. Neles, os itens ficam estocados até que algum consumidor realize a compra. Após a compra, os produtos saem do CD de Fullfilment e se dirigem aos Cross Dockings, que são galpões menores, mais próximos das regiões de entrega, onde eles serão redirecionados e sairão para a entrega final.
Somando-se a esta primeira aeronave da GOL, outras duas entrarão em operação ainda neste segundo semestre e as demais serão integradas à frota até o terceiro trimestre de 2023. O acordo considera também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.
“Esta aeronave simboliza o início de uma nova fase para a GOL e para a GOLLOG. Este modelo de negócio, inédito para a Companhia, não poderia ter um parceiro melhor, líder do mercado de e-commerce na América Latina. Fazer parte disso e contribuir para democratizar este serviço para milhões de brasileiros, de forma estruturada e sustentável, nos orgulha e nos motiva a seguir crescendo”, diz Celso Ferrer, presidente da GOL Linhas Aéreas.
Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e passam por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter). Estas são as aeronaves de carga mais eficientes operando no mercado aéreo brasileiro, com capacidade de 24 toneladas.
(Foto: Divulgação / Mercado Livre)