As festas de carnaval de rua estão canceladas nas principais cidades do nordeste que possuem tradição nos festejos de Momo. O motivo é a retomada crescente das variantes do coronavírus.
Bahia
Na Bahia, a Prefeitura de Salvador informou que diante da instabilidade sanitária provocada pelos vírus de gripes as festas de rua do Carnaval 2022 estão canceladas.
“A decisão está tomada: não haverá Carnaval na Bahia em fevereiro de 2022. Hoje, temos 2,4 milhões de baianos com a vacina contra a covid em atraso. Além disso, estamos lidando com uma epidemia de gripe, que tem sobrecarregado o sistema de saúde”, expôs nas redes sociais o governador da Bahia, Rui Costa.
Pernambuco
Seguindo a mesma orientação de protocolo sanitário contra a Covid-19 quem também confirmou o cancelamento das festas públicas de carnaval foi a Prefeitura de Recife.
Os tradicionais festejos de rua de Olinda (PE) também foram cancelados.
Salvador, Recife e Olinda são conhecidos pelo potencial turístico carnavalesco que atraem milhares de pessoas todos os anos para as festividades públicas.
Alagoas
Já em Maceió o anunciou do cancelamento do carnaval de rua foi feito pelo prefeito JHC, que expôs que o momento sanitário atual é delicado e não recomendável para festejos e aglomerações.
Porém, se as festas de ruas estão canceladas, em todos os estados as festas de carnaval privadas estão autorizadas.