Atendimento conta mais que preço na escolha de bar ou restaurante

Pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Abrasel ouviu mais de 6 mil pessoas em todo o país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma pesquisa feita com mais de 6 mil pessoas em todas as regiões do país, promovida pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes na hora da escolha por um bar ou restaurante no país.

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento e 66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês.

Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os resultados da pesquisa trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas.

“O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar.

“São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”.

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:

Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%;

Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%;

Ambiente do estabelecimento: 12,4%;

Comida gostosa: 10,3%;

Preço acessível: 7,2%.

Hábitos de consumo dos brasileiros:

No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;

Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;

De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

Acesse a pesquisa completa: PesquisaAbrasel_Sebrae_2023
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Foto:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco