Os técnicos finalizaram o relatório com ações para o desenvolvimento do turismo mundial. Documento vai basear as discussões de ministros, no sábado (21.09), e será entregue na Cúpula Presidencial em novembro, no Rio de Janeiro (RJ)
O desenvolvimento de uma plataforma digital para o compartilhamento das melhores práticas no Turismo no mundo foi um dos temas debatidos na 4ª e última reunião técnica do G20 turismo, realizada, nesta quinta-feira (19.09), em Belém (PA).
O grupo, que conta com representantes das 20 maiores economias mundiais, avança, desde o início do ano, em ações para apoiar o progresso do desenvolvimento sustentável e inclusivo no setor.
Entre as atribuições das delegações, estava a finalização do relatório de propostas, que será base das discussões ministeriais do próximo sábado (21) e, posteriormente, entregue na reunião da Cúpula de Líderes, que acontecerá em novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Na reunião, também foram discutidas alternativas para aprimorar a qualificação profissional no setor, com o objetivo de capacitar trabalhadores para atender às demandas de um turismo cada vez mais responsável e sustentável.
As propostas incluem programas de treinamento voltados para aprimorar todo o setor turístico, promovendo a educação turística e o desenvolvimento de competências. Essas iniciativas terão o objetivo não apenas de fortalecer a mão de obra, mas também alinhar o desenvolvimento do turismo às metas globais de sustentabilidade e preservação ambiental.
Outro ponto abordado pelos técnicos foi a proposição de linhas de financiamento voltadas ao desenvolvimento do setor turístico. Destacaram-se a criação de mecanismos financeiros que incentivem a inovação, a sustentabilidade e a infraestrutura turística, com foco na ampliação do acesso a recursos para projetos que promovam o turismo responsável e sustentável. Essas iniciativas visam fortalecer o setor, impulsionar economias locais e garantir um turismo mais inclusivo e resiliente.
HISTÓRICO – Sob a presidência do Brasil, o grupo vem se reunindo desde o início deste ano em diversos destinos do país. O primeiro encontro, realizado de forma virtual, teve como foco a qualificação e o treinamento no turismo. Além disso, a reunião foi pautada pelo desenvolvimento do setor por meio de capacitações e pelo aumento do financiamento privado.
A sustentabilidade também teve prioridade, já que o país sediará a COP 30, em 2025. Na ocasião, a delegação brasileira apresentou um estudo recente, realizado pela ONU Turismo, que traz um marco estatístico para medir a sustentabilidade dos destinos, com base em novos indicadores.