O Feirão Nacional do Turismo “Conheça o Brasil” está marcado para acontecer no dia 24 de agosto, em São Paulo, e de forma remota, por meio das próprias plataformas online de vendas das agências participantes.
O Feirão integra uma iniciativa nacional para impulsionar a economia por meio do turismo em todo o Brasil, incentivando os brasileiros a viajarem pelo país, especialmente durante a baixa temporada.
A data do evento foi adiada em razão da catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul. A nova data foi definida em reunião do Conselho Nacional de Turismo, que contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino; do secretário nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi; do secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do MTur, Carlos Henrique Sobral; da secretária Executiva, Ana Carla Lopes, além do corpo técnico e membros do Conselho dos estados.
Na oportunidade, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez relatou o cenário atual da região e a necessidade de unir esforços de todos para reerguer o setor. “Já chegamos agora a quase 450 municípios afetados. Isso é a quase totalidade absoluta dos municípios do Rio Grande do Sul impactados por essa catástrofe climática. Mas nós temos muita resiliência na superação deste evento”, relatou.
Na ocasião, o ministro Celso Sabino comunicou os esforços do ministério para auxiliar à reestruturação do estado junto ao governo federal e demais entes governamentais.
Além do aporte de R$ 100 Milhões do Fungetur destinados ao RS, o MTur agora está elaborando uma Medida Provisória para regulamentar pacotes turísticos já vendidos ao estado e assegurar todos os direitos aos consumidores.