A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e o Ministério do Turismo publicaram, no último dia 06, edital para selecionar empresa especializada para a elaboração de um manual com orientações que subsidiarão a criação, a estruturação e a promoção de Trilhas de Longo Curso no país. O objetivo é apoiar o desenvolvimento desses percursos e fortalecer o diferencial competitivo do Brasil no segmento de turismo de natureza.
Interessados devem encaminhar proposta técnica e documentação financeira até às 18h00 do dia 19 de janeiro, por meio da plataforma de licitação da Unesco. Confira o edital AQUI.
A ação faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a UNESCO para a promoção do turismo nos sítios do patrimônio cultural e natural, da economia criativa e de outras políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.
Segundo a diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, as trilhas de longo curso vão ao encontro da demanda do novo perfil de turistas. “Este projeto visa potencializar a criação e a oferta de produtos turísticos direcionados para demandas específicas, visando oferecer diferentes experiências para os visitantes, sobretudo aquelas relacionadas com as novas tendências que se revelaram face às transformações no comportamento dos viajantes a partir da pandemia”, ressalta.
Com o edital, o MTur busca consolidar as políticas públicas de desenvolvimento do turismo em áreas naturais e reforçar a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas, instituída por meio da Portaria MMA/MTur/ICMBio nº 407, de 19 de outubro de 2018.
REDETRILHAS – A RedeTrilhas tem por objetivo ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. Além disso, busca conferir maior significado aos parques nacionais a partir da criação de rotas turísticas integradas que fortalecem a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.
ADESÃO – As propostas de adesão de trilhas de longo curso à Rede devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou pelo e-mail redetrilhas@mma.gov.br. Podem ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, de acordo com os requisitos para adesão estabelecidos na Portaria Conjunta MMA/MTur/ICMBio nº 500, de 15 de setembro de 2020.
Fonte e foto: Ascom MTur