Está aberta até a próxima sexta (25), a consulta pública sobre o Programa Nacional de Turismo Gastronômico do país. O documento foi elaborado de forma participativa com o apoio de consultoria especializada via UNESCO e a colaboração de gestores públicos federais, estaduais e municipais, acadêmicos, profissionais de turismo gastronômico e especialistas em turismo e gastronomia de todas as unidades da federação.
Veja neste LINK.
A consulta apresenta a contextualização da relevância e dos potenciais do turismo gastronômico no Brasil e no mundo com a missão, objetivos, premissas, públicos, posicionamento, mapa estratégico e recomendações para a gestão do Programa.
A gastronomia brasileira movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil: 8 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019.
O Ministério do Turismo fez um estudo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional). Este fato, por si só, já demonstra o potencial do Brasil para atração de mais estrangeiros no cenário pós-pandemia.
De forma a impulsionar o turismo gastronômico, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”.
O MTur também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país, que segue em andamento.
Fonte e foto: Mtur