O Boticário segue inovando quando o assunto é beleza sustentável. A marca, pertencente à sexta companhia de beleza mais sustentável do mundo em 2020, de acordo com a Dow Jones, traz ao mercado a chapa sustentável – uma matéria-prima inédita utilizada nos mobiliários de suas lojas ânfora, produzida a partir de materiais de baixa reciclabilidade, como plásticos misturados, e com alta sujidade.
A iniciativa, pioneira no mercado, foi desenvolvida em parceria com a Mão Colorida, empresa especializada em projeção e construção de pontos de venda, e reforça o compromisso de reduzir, cada vez mais, os impactos ambientais da cadeia produtiva da marca, como um todo – com uma atuação consistente em relação à sustentabilidade.
Além de utilizar plásticos misturados, a chapa sustentável também pode ser composta por pó de madeira e MDF, tecido e isopor. Juntos, os insumos passam por um processo de transformação que utiliza um misturador e realiza a liga por atrito – sem qualquer adição química para a fusão – misturando e transformando os materiais em uma nova massa. Em seguida, esse conteúdo passa por uma prensa personalizada, que a transforma em nova matéria-prima: uma chapa altamente resistente aos impactos e com aplicabilidade diversa.
“Nós procuramos trazer de volta para a cadeia de produção os materiais de baixíssima reciclabilidade que, hoje, têm como destinação final os aterros sanitários. Além disso, queremos ressignificar o uso do MDF, que é um material não reciclado e tampouco reciclável, enquanto a chapa sustentável, que tem durabilidade e performance superior à deste material, contribui para um planeta mais limpo. A cada metro quadrado utilizado, nós retiramos mais de 23 kg de resíduos que poderiam ter seu destino nos aterros e lixões das cidades”, comenta Frederico Groke, Diretor comercial & Novos negócios da Mão Colorida.
Para O Boticário, transformar o cenário atual, em que o Brasil descarta cerca de 2 mil toneladas de lixo de forma irregular por dia, sendo o quarto maior produtor de lixo no mundo, é um pilar emergencial. Por isso, o projeto busca promover soluções construtivas e mais ecológicas para os pontos de venda.
A iniciativa será utilizada, primeiramente, no modelo ânfora de lojas da franquia – em que será possível encontrar os mobiliários construídos em metal e com a chapa sustentável – 100% dos materiais que compõem o mobiliário são recicláveis.
A chapa sustentável, lançada oficialmente no evento Sustentabilidade com o Google, organizado pela multinacional de serviços online, já está presente em 20 lojas ânforas do Boticário e ganha cada vez mais notoriedade no mercado.
Em novembro, a iniciativa conquistou ouro na categoria Ecoeficiência do POPAI Brasil, pela implementação na unidade do Shopping Boulevard em Curitiba. Esta premiação reconhece os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais no ponto de venda.
“Vemos na chapa sustentável um potencial gigantesco e queremos expandir, cada vez mais, sua presença em nossas lojas físicas. O objetivo é que, em um futuro próximo, todas as lojas ânforas contem com mobiliários compostos por essa matéria-prima inovadora, que vem para fortalecer nossos compromissos sustentáveis e ressaltar a preocupação da empresa em desenvolver soluções modernas e alinhadas aos nossos propósitos”, ressalta Catarina Parente, Diretora Executiva de Brand Experience, do Grupo Boticário.
(Divulgação/O Boticário)