Artesãs podem expor na maior feira internacional da América Latina

Expoartesanias 2024 será realizada de 4 a 17 de dezembro em Bogotá, na Colômbia e inscrições para a seleção podem ser feitas até o dia 23 de agosto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As artesãs brasileiras poderão ter seus trabalhos expostos e vendidos na Expoartesanias 2024, maior feira internacional de artesanato da América Latina, que será realizada de 4 a 17 de dezembro em Bogotá, Colômbia.

O pavilhão brasileiro terá como foco exclusivo a promoção do artesanato produzido por mulheres, destacando a riqueza e a diversidade do trabalho feminino no setor. A participação está aberta a artesãs profissionais, associações e cooperativas, desde que as peças inscritas para a exposição sejam integralmente criadas e produzidas por mulheres. As inscrições para a seleção podem ser feitas neste link até o dia 23 de agosto.

Uma curadoria especializada selecionará uma coleção que represente todas as regiões do Brasil, bem como a diversidade de técnicas e estilos do artesanato brasileiro. As peças serão escolhidas com base em sua representatividade cultural e potencial competitivo para comercialização durante o evento. O número de peças selecionadas por artesã pode variar, sendo informado pela curadoria.

A Expoartesanias tem como objetivo a preservação e promoção do artesanato tradicional da América Latina. Este ano, com o Brasil como país homenageado, a feira será uma plataforma estratégica para a exibição do talento das artesãs brasileiras e suas criações, que refletem a diversidade cultural do país.

Segundo o IBGE, o artesanato emprega cerca de 8,5 milhões de pessoas no Brasil, com uma expressiva maioria sendo mulheres. Dados do Sebrae apontam que elas representam 77% do total de artesãos no país.

A ação é resultado de uma articulação envolvendo o Ministério do Empreendedorismo (MEMP), em parceria com ApexBrasil, Ministério das Mulheres e o Sebrae.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Foto: Arquivo EN
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco