Aeroportos do NE superam patamar pré-pandemia

As capitais João Pessoa, Salvador, Recife e Rio de Janeiro ampliaram a movimentação em 2022.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Aeroportos de Salvador (BA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro/RJ (Santos Dumont), superaram, nos últimos meses, a movimentação de passageiros do período pré-pandemia.

O levantamento foi realizado pelo Ministério do Turismo, com base em dados das concessionárias dos referidos terminais, portas de entrada dos importantes destinos turísticos do país.

O aeroporto de Salvador recebeu 1,5 milhão de passageiros no primeiro semestre do ano, número que representa uma alta de 0,3% em relação ao mesmo período do ano de 2019. Na comparação com 2021, o percentual é ainda maior: 78%.

De acordo com a Vinci Airport, concessionária do terminal, o crescimento da movimentação caminha junto com o aumento no número de voos e de destinos que se conectam à capital baiana. Recentemente, a Azul Viagens anunciou rotas inéditas para Salvador durante o verão.

Em Recife, o aeroporto superou em 4,4% a movimentação de passageiros registrada no mês de julho de 2019. O número saltou de 785 mil viajantes para 820,1 mil. Em relação a 2021, o crescimento chegou a 32%. Quando analisada as informações do primeiro semestre deste ano, a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) informou a passagem de 5,14 milhões de passageiros no terminal, superando em 2% o registrado no mesmo período de 2019.

João Pessoa (PB) foi mais um dos que registraram alta. Operado pela Aena Brasil, o aeroporto compilou aumento de 1,5% no número de passageiros embarcando e desembarcando na capital paraibana.

Ao todo, o mês de julho registrou a movimentação de 113,7 mil passageiros de diversos destinos do Brasil. Analisado perante o mês anterior, junho, quando 88,4 mil viajantes passaram pelo terminal, o crescimento chegou a 28,5%.

Em junho deste ano, os aeroportos brasileiros movimentaram mais de seis milhões de pessoas em viagens nacionais. É o melhor resultado para junho desde o início da pandemia de Covid-19. O número é 43% superior ao da última medição (maio) e equivale a 86,8% do verificado em junho de 2019.

Fonte: MTur.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp