Dados divulgados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apontam que nos primeiros três meses deste ano, 86% das vendas realizadas por operadoras e agências de viagens tiveram como destino o Brasil.
O Nordeste segue na liderança da preferência, sendo Salvador (BA), o destino mais procurado, seguido por Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN).
Os números apontam recuperação do setor no primeiro trimestre do ano. Cerca de 85% faturaram mais ou alcançaram pelo menos a margem de 76% do mesmo período de 2021.
Os dados do estudo, desenvolvido em parceria com a SPRINT Dados, indicam, ainda, que 71% dos embarques nacionais realizados nos primeiros três meses do ano foram de novas vendas, ou seja, de serviços adquiridos neste mesmo período para viagens imediatas.
“Esse cenário mostra que a demanda reprimida por viagens segue se concretizando, com embarques mais próximos entre as pessoas de maior poder aquisitivo – vide o destaque para as viagens de luxo -, mas também ganhando força entre todos os brasileiros que amam viajar e que estão se organizando para que o tão desejado roteiro dos sonhos saia do papel e se torne realidade”, reforçou Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Sobre viagens internacionais, 85,2% das operadoras e agências de viagem informaram que a procura cresceu muito ou muitíssimo, sendo a abertura de fronteiras e a queda gradativa do dólar os principais responsáveis por esse avanço.
Entre os destaques nas buscas estiveram a Europa (59%), Estados Unidos (40%) e Argentina (25%). Já entre os produtos mais comprados nas viagens internacionais, destacaram-se a temática de Luxo, Praia e Sol, além da Cultural.
Fonte e foto: Ministério do Turismo