São Luís do Maranhão comemora 412 anos com a Procissão dos Orixás

Cortejo é uma das manifestações de matriz africana mais antigas do Nordeste e atrai milhares de turistas para a cerimônia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Celebrando 412 anos de história, cultura e memória, a cidade de São Luís celebrou a data com a famosa Procissão dos Orixás foi realizada neste domingo (8). O cortejo começou pelo Palácio dos Leões, no Centro, e reuniu centenas de fiéis das religiões de matrizes africanas, além da população e turistas.

O cortejo saiu da entrada do Palácio dos Leões e seguiu pela Avenida Dom Pedro II, Rua do Egito, Praça João Lisboa, Rua Afonso Pena, Rua da Palma até a chegada à Igreja do Desterro. Pai Paulo de Aruanda, um dos coordenadores da procissão, informou que esta é uma das manifestações de matriz africana mais antigas do Nordeste.

“É um evento tradicional do calendário da nossa cidade nesse período de aniversário de São Luís, e a Federação de Umbanda organiza este evento há muitos anos, este que talvez seja o mais antigo do Nordeste. Queremos ressaltar o apoio para a realização do evento e a importância que o governo tem dado às tradições de matrizes africanas”, ressaltou.

A Procissão dos Orixás é realizada juntamente com o aniversário de São Luís, no dia 8 de setembro, e marca tanto uma homenagem ao padroeiro da cidade, o santo católico São Luís Rei de França, assim como homenageia Nagô das religiões de matrizes africanas. O evento é um momento de comemoração e agradecimento pelas conquistas alcançadas.

Fonte: Governo do Maranhão
Foto: Gilson Ferreira/ Governo do Maranhão – divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco