Usando como argumento uma pesquisa divulgada pelo instituto DataFolha, realizada em março de 2024, que aponta que para 69% dos brasileiros as mulheres devem ser as principais responsáveis por cuidar de filhos recém-nascidos, o Boticário, na campanha de Dia dos Pais, resolveu abrir, pelo segundo ano consecutivo, o debate sobre o tema destacando os benefícios da licença parental universal como pilar fundamental para uma sociedade mais inclusiva.
A empresa destaca que liderar pautas sobre diversidade e outros temas relevantes para a sociedade é um dos propósitos da marca, que fomenta a reflexão sobre o aumento da licença paternidade (para pais cis e trans), atualmente de 5 dias para 120 dias. O benefício é uma realidade para os colaboradores do Grupo Boticário desde 2021, enquanto o Boticário é a marca da holding que fortalece essa narrativa por meio de suas campanhas de Dia dos Pais.
“Foi a partir de muita escuta ativa que decidimos ampliar essas histórias de transformação para uma narrativa de impacto social em nossas campanhas de Dia dos Pais. O ponto de partida foi em 2023, mas, um ano depois, seguimos vendo essa como uma discussão propositiva e necessária para a construção de uma sociedade mais equânime”, explica Marcela de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Para amplificar o alcance da mensagem, a marca lançou, no último dia 22, o filme-conceito da data, criado pela agência AlmapBBDO, que evidencia a pesquisa do DataFolha e os benefícios da licença parental universal em diversos canais e plataformas digitais, com uma estratégia 360° que abrange mídias online e off-line, fortalecendo a popularização do debate.
Nas redes sociais, a campanha é ancorada no conceito de que é preciso mais do que 5 dias para o cuidado e a conexão inicial, mostrando a importância dos 120 dias e o impacto positivo dessa experiência, tanto para os pais quanto para os filhos. Por meio de influenciadores e nas redes proprietárias do Boticário, a marca abre e sustenta a conversa sobre o tema, além de debater a importância de ressignificar o conceito de paternidade.