Empreendedores do segmento de beleza vão ter a oportunidade de discutir as últimas tendências do mercado durante o Sebrae Summit Beleza, que acontece de 14 a 16 de abril no Centro de Convenções de Maceió.
A programação traz palestras, oficinas e cursos com os principais especialistas da área e as inscrições para o evento podem ser feitas clicando aqui.
Entre as palestras estão ‘Growth Marketing para o Segmento da Beleza’, com Fernando Peron; ‘A importância da Liderança e da Cultura Organizacional no Salão de Beleza’, com Andrea Matheus; ‘Tranças Afro – Celebrando a Cultura, a História e a Beleza’, com Equitania Silva; ‘Como Ter um Salão de Beleza e Ainda Ser Feliz’, com Fabiana Gondim, da Escola HairSize; entre outros temas que prometem chamar a atenção de quem atua ou deseja trabalhar na área.
“Estamos bem otimistas com a adesão do público ao evento, que é voltado principalmente para os profissionais do segmento da beleza. São 100 vagas disponíveis por tema da programação”, afirma Anissélia Nunes, analista do Sebrae Alagoas. “É a primeira edição do evento neste formato e apostamos em temas que são do interesse dos empreendedores, completa”.
Ela conta que o Sebrae está apoiando atualmente dez distribuidores de cosméticos, que já são clientes da instituição, e vão expor durante o evento. “Estamos planejando também uma missão para a maior feira do Brasil, em São Paulo, além de consultorias em vários temas e subsidiadas pelo Sebrae”, revela.
No último dia do evento, que acontece na terça-feira, 16 de abril, está previsto na programação o talk show ‘BARbearia Show’, a ser realizado pela Dom Pedro Barbearia e convidados. Será mais uma oportunidade para troca de informações e experiências entre os profissionais que estarão participando do Sebrae Summit Beleza.
Mercado
Os dados consolidados de 2023 apontam 180.831 novos microempreendedores individuais (MEI) registrados no setor de beleza no Brasil. O segmento reúne cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, entre outras atividades do ramo.
Por dia, foram quase 500 novos profissionais formalizados ao longo do ano. Os números fazem parte de levantamento feito pelo Sebrae com base em informações da Receita Federal.
Assim como em anos anteriores, os MEI lideraram o ranking do total de pequenos negócios abertos em 2023. Do universo de 3,76 milhões de novos pequenos negócios criados no país, aproximadamente 2,90 milhões (77%) eram microempreendedores individuais.
O segmento com maior participação de MEI foi exatamente o de Serviço, onde estão inseridas as atividades de beleza. Ao longo do ano foram 1,65 milhões de MEI voltados às atividades de serviço (aproximadamente 57 % do total microempreendedores criados no país).
(Divulgação/Sebrae)