A movimentação de passageiros no Terminal Rodoviário de Maceió João Paulo II deverá crescer 10% e superar os números do mês de dezembro de 2022. A estimativa da empresa que administra o terminal é que durante todo o mês de dezembro deste ano, mais de 125 mil pessoas embarquem ou desembarquem na capital alagoana.
Na rodoviária de Maceió são realizadas, em média, 83 partidas diárias do transporte convencional interestadual e 453 partidas diárias do transporte complementar nas linhas intermunicipais. As principais origens e destinos nacionais são Salvador, Aracaju, Recife e São Paulo. Já no caso do transporte intermunicipal, os destinos mais procurados são Arapiraca, São Miguel dos Campos e Porto Calvo – viagem que acaba movimentando outros municípios da região norte, como Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres e Maragogi.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o fluxo rodoviário também é importante para fomentar o setor no estado.
“A regionalização do turismo vai além de descentralizar as atrações turísticas dos grandes centros. Atrair o público de regiões circunvizinhas é uma estratégia fundamental para fomentar o fluxo turístico, tão importante para a economia do nosso estado”, afirmou.
Braga detalha que o fluxo deste ano será o maior dos últimos quatro anos, com tendência de superar o número de 1.039.320 de passageiros que embarcaram e desembarcaram na capital no ano passado. Mais de 950 mil pessoas já circularam pela rodoviária da cidade entre janeiro e novembro deste ano.
O gerente de operações do Terminal Rodoviário, Aloísio Ferreira, explica que a projeção de crescimento se dá em razão dos resultados deste ano, que mostram que o setor voltou a crescer.
“Além da segurança e comodidade que são oferecidas no Terminal Rodoviário, com embarques regulares e seguros, as empresas de transportes têm investido na renovação de suas frotas, acessibilidade e com mais e itens de conforto, como wifi gratuito a bordo, tomadas de carregamento USB, entretenimento e serviços leito, além da comodidade de realizar a compra 100% no ambiente digital e realizar o embarque por meio de QR Code”, concluiu Aloísio