O Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) se reuniu, no dia 12, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Jaraguá, para discutir as ações de fomento para o setor, os investimentos para projetos de biogás e o aperfeiçoamento na gestão de despesas com as faturas de energia elétrica dos prédios públicos.
Durante o encontro, Alagoas Ambiental, do grupo alagoano Ambientis, apresentou os resultados de sua atuação industrial no estado.
Com três Centrais de Tratamentos de Resíduos, nas regiões Metropolitana, Agreste e Sertão, a empresa atua no recebimento, tratamento e destinação final de resíduos e cuidados com o meio ambiente, gerando 200 empregos diretos e atendendo 81 municípios alagoanos com energia renovável, além do setor produtivo privado.
Ainda na reunião, a Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) apresentou dados atualizados que apontam uma economia acima de R$ 1,2 milhão, baseada na centralização do pagamento das faturas de energia, readequações contratuais de demanda, melhorias prediais em sistemas elétricos e hidráulicos e orientação permanente dos servidores. Além disso, outras pautas e projetos pertinentes ao desenvolvimento da matriz energética de Alagoas foram debatidos.
CEPE
O Conselho Estadual de Política Energética foi criado pela Lei Estadual nº 6.878 e atua como órgão colegiado e consultivo ao governo de Alagoas. Suas ações são pautadas em assessorar e deliberar a proposição de políticas públicas com foco nas energias em âmbito estadual, integrado ao desenvolvimento regional e nacional. Seu objetivo principal é acompanhar e planejar a matriz energética de Alagoas, com ênfase no potencial das energias e na integração dos nossos diversos segmentos.