A plataforma ViajaNet realizou um levantamento que apontou São Luís como um dos destinos mais procurados pelos clientes quando se trata da região Nordeste. Além de São Luís, a lista incluiu as cidades de Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Maceió (AL), todas no Nordeste do país, cuja procura por passagens alcançou 13% das buscas.
Ainda conforme o levantamento, em todo o país, as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Recife (PE) foram os destinos preferidos pelos clientes da plataforma, com 35% das escolhas dos usuários.
O incremento do turismo em São Luís pode ser comprovado por meio de pesquisas realizadas pela Prefeitura, via coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Conforme o último levantamento, realizado em setembro deste ano, a taxa de ocupação hoteleira alcançou 72,97%, um recorde do setor na cidade, segundo estudos dos estabelecimentos cadastrados no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur).
Além disto, programas como Roteiro Quilombo Cultural, projeto que ressalta as potencialidades do bairro Liberdade e adjacências e que recentemente foi selecionado como finalista do Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo na categoria “Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo”.
Em 2022, o roteiro do Quilombo Cultural de São Luís também foi contemplado no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, onde foi reconhecido como uma boa prática de turismo responsável e social, por meio do afroturismo.
Outras ações como o projeto ‘Segunda Cultural’, no Museu da Gastronomia Maranhense, localizado no Centro Histórico (Rua da Estrela, n. 82), que aborda as riquezas e diversidade da gastronomia do estado, com o objetivo promover uma programação cultural para fortalecer a memória dos saberes e sabores gastronômicos do Maranhão, utilizando histórias contadas de forma criativa, lúdica e educativa, para crianças e adultos.
Vale destacar o projeto ‘São Luís Pôr do Sol Musical’, que além de apresentar a música maranhense, também é uma oportunidade de mostrar a beleza de São Luís em uma experiência que atrai visitantes de todo o Brasil.
Outra iniciativa da gestão municipal foi a criação da campanha ‘Eu Amo São Luís’, uma parceria com a agência 712. A ação pretende divulgar a capital maranhense entre os turistas e os moradores da cidade, oferecendo a marca de forma gratuita para uso livre. O conceito do projeto parte da junção de ícones marcantes do Maranhão, que se divide em quatro categorias: culinária, cultura, patrimônio e sua gente.