O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promove o Festival de Velas de Maragogi 2023, fomentando a prática de esportes aquáticos e impulsionando o turismo regional no município.
O evento está em sua segunda edição, sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Maragogi com o apoio da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS). Com uma programação diversificada, o campeonato inclui competições, premiações e confraternização, entre os dias 25 e 29 de novembro.
O evento esportivo, organizado pela Associação de Windsurf de Alagoas, reúne atletas de 13 modalidades, entre elas Windsurf, Kitesurf, IQFoil, Fórmula Windsurf, Wingfoil, Raceaboard, Fórmula Foil, Fórmula Experience e Slalom. Com competidores nacionais e internacionais, o festival conta com cerca de 300 velejadores durante os cinco dias de competição.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, define o Festival de Velas como um importante evento de apoio aos esportes aquáticos e terrestres, proporcionando a interiorização do turismo na região.
“Com o encontro, a região Costa dos Corais, que abarca a cidade de Maragogi e municípios vizinhos, recebe um maior fluxo de turistas com a chegada dos competidores e familiares, além de trazer visitantes de destinos próximos à cidade, que amam e apoiam as práticas esportivas, movimentando a nossa rede hoteleira e todo o trade turístico. Com o festival são gerados 200 empregos diretos, que estarão envolvidos com a organização da competição, evidenciando o turismo com uma importante ferramenta de transformação social, levando emprego e renda para o povo alagoano, e aquecendo a economia do estado”, concluiu a secretária.
Com o apoio da Setur, a infraestrutura terrestre, base importante de apoio aos competidores, foi ampliada e proporcionará variados ambientes de interação.
Nesta edição a competição conta com praça de alimentação, sediando o primeiro encontro de food trucks da cidade, espaço para os shows culturais com atrações locais, regional e nacional. O ambiente Arena de Velas irá receber exposições, palestras de sustentabilidade, esporte e saúde para a comunidade.
Além dos esportes aquáticos, o campeonato irá realizar diversas atividades para a comunidade local, como torneio de futmesa masculino e feminino, torneio de vôlei de praia, torneio de futevôlei e futmesa escolar.
O representante da Delegação de São Paulo, Marcos Ferrari, falou sobre a importância do apoio do Governo de Alagoas para o evento.
“O apoio governamental fortalece o festival, fornecendo credibilidade e credencial para que os atletas, do Brasil e do mundo, possam vir ao estado competir com a certeza de que encontrarão um evento estruturado e organizado”, concluiu Ferrari.