Acontece na próxima quinta-feira (16), na cidade de Arapiraca, II Festival Nacional de Poetas e Repentistas do município, situado no agreste alagoano. Este ano, a grande atração é a apresentação da dupla Santinha Maurício e Maria da Soledade na programação, além de poetas e repentistas de todo o nordeste, que se encontram na Praça Higino Vital, na Canafístula, a partir das 20h30.
Além de Santinha Maurício e Maria da Soledade, também se apresentarão no evento: Ivanildo Vila Nova e Gilberto Alves, Felipe Pereira e Hipólito Moura, Raimundo Caetano e Helânio Moreira, Rogério Meneses e João Lídio, Zé Viola e André Santos, Sebastião Dias e Luciano Leonel, Max Rocha e Pedro Lavandeira e Cícero Souza e Luiz do Nascimento.
A secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, diz que o evento é fruto de um olhar especial de um movimento artístico que é tão simbólico para a cultura nordestina.
“Nossa cidade se destaca em trazer esses artistas que mantém viva essa manifestação”, declarou.
Lugar de Santinha é no Repente
Santinha Maurício é o nome artístico de Josefa Maria da Silva, pernambucana natural de Cumaru, pequeno município do interior do estado. Santinha Maurício tem no repente uma mistura de dom, inspiração e trabalho que a acompanha desde criança, e que chegou até ela por meio das ondas do rádio, quando ouvia os cantadores através das estações da época, nos tempos de Lourival Batista e Otacílio Batista.
“Descobri que amava a poesia assistindo aos cantadores. Fui aprendendo o que era a poesia e a gostar de repente e da cantoria”, conta.
O evento é realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.