A beleza dos artesanatos alagoanos fez história na edição 2023 da badalada e mundialmente famosa São Paulo Fashion Week, desfile que apresenta as tendencias de moda das coleções de grifes nacionais e internacionais.
A Coleção “Alambique Fantasia”, da marca FOZ, assinada pelo designer alagoano Antonio Castro, contou com a contribuição do grupo de artesãos, colaboradores da marca na produção das peças Eduardo Faustino, Sandra Cartaxo, Petrúcia Lopes, Leide Santana e Luciana Almeida que juntos construíram peças que remetiam aos seus trabalhos em linha, tecido, palha, barro ou madeira.
O designer Antonio Castro faz questão de ressaltar a importância do artesanato para o seu trabalho e comemorou muito a presença de alguns representantes da arte popular alagoana no desfile.
“Eu vivo pesquisando, esse processo faz parte do desenvolvimento das minhas coleções, por isso o mapeamento desses artistas é algo muito orgânico”, ressalta.
Para a gestora de Artesanato do Sebrae, a analista Marina Gatto, a missão da instituição é abrir novos horizontes para a arte popular em suas mais variadas expressões.
“O artesanal pode estar presente na moda, como vimos no belíssimo desfile da Coleção Alambique Fantasia, da Foz; mas também na decoração, com parcerias já articuladas com grandes marcas nacionais; nas exposições de arte contemporânea, quando o artesanal ganha espaço em museus e galerias; além das participações em grandes eventos no Brasil e no mundo”, afirma.