Nos dias 21 e 22 de setembro, a cidade de Arapiraca, situada no Agreste alagoano, sediará o I Festival Gastronômico da Macaxeira. O evento, que tem entre seus objetivos valorizar a produção de agricultores familiares da região, acontece no Centro Empresarial Luiz Alfredo, localizado na Avenida Ceci Cunha, 641.
“O cardápio vai contar com as receitas mais tradicionais, como o caldinho de macaxeira, escondidinho e vaca atolada, até algumas outras mais elaboradas, gourmetizadas. Vamos ter o ‘estou te vendo de macaxeira’, que é o contrário do tradicional escondidinho. Ele vai ser com macaxeira agregando carne de sol, crisps e cebola. Teremos ainda o caldo de macaxeira com filé de siri e caldo de macaxeira com charque”, revela Susylane Ferreira, analista do Sebrae Alagoas.
Produtos como pães, bolos, tortas e pudins complementam o menu de iguarias tendo a macaxeira como ingrediente principal.
“Alguns restaurantes criaram pratos novos e outros estão levando itens do próprio restaurante, que geralmente são os mais pedidos desses estabelecimentos. Tem locais que são referências em pratos com macaxeira e outros estão inovando. Mas todos eles estão trabalhando com preço único do que for comercializado no local”, explica.
Cachaça e artesanato
O I Festival Gastronômico da Macaxeira também terá um estande da Rota da Cachaça e outro para artesanatos, ambos trabalhos desenvolvidos pela Instância de Governança do Agreste juntamente com o Sebrae Alagoas e a Setur.