A Rota Gastronômica da Macaxeira, concentrada na região da Costa dos Corais, no Litoral Norte do estado, foi apresentada a operadores e agentes de viagens de Maceió durante um famtour promovido pelo Sebrae Alagoas. Eles passaram pelos municípios de Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, todos integrantes da Instância de Governança Costa dos Corais.
A rota, além de gastronômica, tem o viés do turismo de experiência e de base comunitária.
“O turista pode visitar a casa de farinha na área rural de São Miguel dos Milagres, uma experiência na comunidade de Bom Despacho para vivenciar a história e manifestações culturais, assim como uma passagem pela cadeia das artes em Porto de Pedras”, revela Alanna Klengues, trainee em gestão de projetos do Sebrae Alagoas.
Vega Vergetti, diretora-executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL), foi uma das participantes do famtour e destacou que o setor de alimentação fora do lar está à disposição para ajudar na promoção da rota.
“Essa experiência da Rota da Macaxeira foi muito interessante. Estamos extremamente dispostos a contribuir no que for preciso junto ao Sebrae e às instâncias de governança. Porque é essa a nossa função, ajudar a desenvolver e facilitar o espírito empreendedor do pessoal. Todos os locais que visitamos foi uma experiência única, muito bom”, afirma.
Entre os representantes do poder público, a analista em turismo Mariana Bernardo, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de São Miguel de Milagres, lembrou o fato de ser o primeiro famtour promovido pela Instância de Governança Costa dos Corais.
“A ideia é agregar os municípios que têm produtos e equipamentos voltados à produção da macaxeira. Pessoas que contribuam com esse turismo de base comunitária como ferramenta inicial. Está sendo um dia importante de descobertas sobre as possibilidades de vivenciar a região da Costa dos Corais”, disse.
Na semana passada, o Sebrae Alagoas já havia promovido um famtour semelhante, mas direcionado para o outro extremo do estado, o Alto Sertão, onde agentes de viagens conheceram a Rota Gastronômica Raízes dos Cânions. Enquanto no Litoral Norte é o mar quem recebe os turistas, na Rota dos Cânions é o Rio São Francisco que rasga a paisagem.
Durante um dia inteiro, os convidados percorreram cooperativas, assentamentos, bares e restaurantes que ajudam a movimentar a agricultura familiar da região e a gastronomia local. A visita ao Sertão também foi intermediada pelas Instâncias de Governança Turística dos Cânions do São Francisco.