Aeroporto Zumbi dos Palmares aumenta a capacidade de operações em 70%

Com infraestrutura melhorada, terminal foi certificado para receber aeronaves de grande porte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com um investimento de R$ 1,4 bilhão em seis aeroportos do Nordeste, uma série de melhorias foram realizadas e entregues no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares pela Aena, empresa administradora do terminal de Alagoas e de outros 81 aeroportos pelo mundo.

Beneficiando diversos setores do aeroporto e proporcionando uma experiência mais eficiente e moderna para os passageiros, a capacidade do fluxo do equipamento foi ampliada em 70%.

Considerando que o aeroporto já se enquadra na categoria 4E, nos termos conferidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), possibilitando a recepção de aeronaves de grande porte, essencial para impulsionar o turismo internacional em Alagoas, destacam-se como melhorias das recentes obras o sistema de inspeção de mercadorias do aeroporto, que foi aprimorado, garantindo maior agilidade e segurança nos processamento das bagagens não só do fluxo internacional, como também dos voos domésticos.

Também houve um significativo aumento no número de lojas na sala de embarque e no saguão do aeroporto, proporcionando uma maior oferta de produtos e serviços aos viajantes.

Outra importante melhoria implantada foi a expansão do número de balcões de check-in para 21, o que agilizará o processo de embarque e o despacho de bagagens. Além disso, foram construídas novas salas de embarque remoto, com uma área adicional de 800m² e uma vista privilegiada para o pátio de operações das aeronaves. A sustentabilidade também foi um dos critérios para esta reforma, com o uso de energia limpa, separação de água e óleo e tratamento de água.

Representando a segunda maior fonte econômica de Alagoas, o turismo é considerado a solução do Estado para geração de emprego e renda, de acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga.

“Nosso objetivo é desenvolver o turismo não só no nível econômico, mas também potencializar o setor como ferramenta de transformação social. O aumento de fluxo será importante para o Estado se desenvolver e estamos empenhados também em elaborar políticas públicas para que os alagoanos possam ser inseridos neste mercado de trabalho tão promissor. Temos o Programa Escola do Turismo, o Crédito do Trabalhador do Turismo e diversas outras ações de promoção do Destino Alagoas no Brasil e no mundo para que possamos expandir este segmento da melhor forma possível e ter a certeza da parceria público-privada é essencial. A AENA acredita em nosso destino e acredita em todo Nordeste, motivo pelo qual podemos esperar diversas evoluções para os 30 anos de concessão”, afirma a secretária.

De acordo com o secretário Nacional de Aviação Civil, Jualiano Noman, o processo de privatização do aeroporto de Alagoas, concedido em 2020, trouxe melhorias significativas.

“[Durante a elaboração do processo] tínhamos a esperança de que o administrador que administrasse o aeroporto tivesse um olhar mais completo sobre ele e que grandes administradoras mundiais trouxessem a experiência internacional e traçassem um planejamento estratégico para aperfeiçoar os processos. Com certeza, estamos vendo hoje a concretização deste projeto que trará muitos mais frutos nos próximos anos”, ressaltou o Norman.

Entregar a mais importante reforma desde a inauguração do Aeroporto em 2005 é um marco histórico não só para o Estado, como também para a Aena, de acordo com o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

“A concessão deste aeroporto foi realizada em 2020, e logo de início enfrentamos uma das maiores crises que nenhum lugar do mundo poderia imaginar: a pandemia de covid-19. Mas, cientes do potencial do Destino Alagoas, continuamos a implantar melhorias, trabalhamos incansavelmente inclusive na logística de enfrentamento à doença. Hoje podemos celebrar este importante equipamento que agora, deve impulsionar turismo, tão importante para a economia brasileira”, destacou o diretor-presidente da Aena Brasil.

Em seu discurso, o presidente do grupo Aena, Maurici Lucena, disse estar feliz em participar da entrega das melhorias de infraestrutura do Aeroporto. “Assim como foi pontuado aqui pelas autoridades, o evento de hoje traz não só uma boa notícia para a Aena Aeroportos.

Nos sentimos realizados por conseguirmos entregar uma estrutura que pode auxiliar no desenvolvimento econômico de Alagoas e impulsionar o turismo. Enfrentamos um grande desafio global desde 2020 mas conseguimos avançar e seguiremos na mudança para melhor”, finalizou o presidente do grupo.

Essas melhorias e expansões resultarão em um aumento de 70% na capacidade de fluxo de passageiros nos terminais alagoanos, proporcionando uma melhor infraestrutura para receber os visitantes e impulsionar ainda mais o turismo em Alagoas.

A inauguração das obras de reestruturação do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares representa um avanço significativo para o turismo em Alagoas, fortalecendo a conectividade e proporcionando uma experiência de viagem ainda mais positiva para os passageiros.

(Foto: Thiago Sampaio / Ascom Setur-AL)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp