Municípios interessados em participar das seleções Melhores Vilas Turísticas (Best Tourism Villages) e Rede de Cidades Criativas terão até hoje, dia 23 de maio, para enviar a sua candidatura para participar da seleção Melhores Vilas Turísticas, e até o dia 30 de maio para se inscrever na Rede de Cidades Criativas.
Idealizado pelo Ministério do Turismo, os concursos são realizados pela Organização Mundial do Turismo – OMT (Melhores Vilas Turísticas) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco (Rede de Cidades Criativas).
O objetivo é promover os destinos turísticos brasileiros que possuem potencial para inovação e criatividade, além de focar em sustentabilidade e na conservação cultural das regiões.
Sobre as seleções:
MELHORES VILAS TURÍSTICAS – Podem participar entidades públicas ou privadas, associações pessoas físicas ou jurídicas que representem as comunidades que tenham até 15 mil habitantes, tenham atividades tradicionais relacionadas à agricultura, silvicultura, pecuária, pesca e/ou gastronomia e compartilhem valores e o estilo de vida da comunidade.
Candidatos devem enviar e-mail candidaturas@turismo.gov.br. O concurso da Organização Mundial do Turismo permite até oito candidaturas de vilas rurais por país. Saiba mais no edital, clicando AQUI.
As inscrições só podem ser realizadas por representantes do setor privado ou terceiro setor. Além disso, é necessário indicar no e-mail que a candidatura conta com a anuência da prefeitura ou do órgão oficial de turismo do município. Ao enviar a documentação, certifique-se que os documentos solicitados estão preenchidos em inglês ou espanhol (para envio à OMT), e português (para análise do MTur).
Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para o mesmo e-mail de candidatura.
Para avançar até a próxima fase, o Ministério leva em consideração três pilares importantes. São eles: estar conectado digitalmente e ter acesso às mídias sociais para promover seus produtos turísticos; possuir ações de base comunitária ou produções associadas ao setor; e possuir evento tradicional que receba visitação turística no Calendário Nacional. O intuito do prêmio é destacar aldeias, vilarejos, povoados ou cidades de pequeno porte que promovam ideias e propostas inovadoras e que transforme o turismo de áreas rurais.
Os premiados conquistam o selo da OMT de “Melhores Vilas Turísticas” do mundo, que concede o reconhecimento, a promoção da preservação cultural e natural, a divulgação de valores rurais, comentários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além disso, as Vilas recebem um programa de apoio da OMT e a integração de uma rede de trocas de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural. Quer saber mais sobre o concurso, clique AQUI.
REDE DE CIDADES CRIATIVAS – O Ministério do Turismo, o Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores selecionarão dois municípios para serem candidatos brasileiros a ingressarem nesse importante grupo internacional. Podem disputar o título municípios que atuam em sete categorias: artesanato e artes populares; cinema; design; gastronomia; literatura; artes midiáticas (comunicação e mídia); e música.
Gestores dos municípios podem participar da seleção preenchendo o formulário de candidatura AQUI. É preciso indicar uma pessoa de contato (ponto focal) ou grupo gerenciador de três ou quatro representantes dos setores público, privado e da sociedade civil. Além disso, deve ser colocado em qual campo criativo a cidade está se candidatando.
Durante a seleção, é necessário apresentar um esboço de plano de ação da iniciativa na cidade durante o período de quatro anos e uma carta oficial do prefeito da cidade endossando as candidaturas.
A documentação solicitada deve ser encaminhada para o e-mail comissao.unesco@itamaraty.gov.br. O programa prioriza o equilíbrio regional e áreas geográficas que possuem especialidades criativas com menor representação na rede. Saiba mais AQUI.
Ambos os projetos cumprem critérios pré-definidos que envolvem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), focando em promover temas essenciais para o desenvolvimento humano, como a redução de desigualdades; padrões sustentáveis de produção e de consumo; e crescimento econômico inclusivo.
Fonte: Ministério do Turismo
Foto: Penedo/AL é um dos municípios inscritos no Programa Cidade Criativa (Crédito: Lucas Meneses – divulgação)