Acontece dos dias 27 a 29 de Abril de 2023, na sede do Sebrae Recife, a décima edição do Hacker Cidadão, evento de impulsionamento para o desenvolvimento de soluções inovadoras. O hackathon promoverá premiação de R$ 5 mil a quatro equipes vencedoras, que estarão automaticamente incubadas no EITA!Recife, passando a fazer parte do 2°Ciclo de Inovação Aberta, com um incentivo de até 50 mil Reais.
Outro ativo importante é a possibilidade de contratação por mais de 1 ano com investimento de até R$ 1,6 milhão para aceleração e ampliação do projeto para outras áreas da cidade. As inscrições estão disponíveis no site: http://hackercidadao.rec.br/ e seguem até o dia 05 de maio.
“O hackathon deste ano é especial porque amplia e possibilita uma chance maior para a implementação das soluções no Recife. As experiências que tivemos nas edições anteriores mostraram que a maratona só vem crescendo na quantidade de inscritos e as soluções apresentadas são muito boas para a cidade”, declarou Breno Alencar, diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Empresa Municipal de Informática (Emprel).
Além dos vencedores levarem o prêmio em dinheiro, também vão poder acelerar o seu projeto dentro do EITA!, recebendo um aporte maior para que a solução seja escalável e de fácil aplicação no município.
Com a temática “A linha de chegada desta maratona é o futuro”, a expectativa é receber até cem participantes de forma presencial, com os demais inscritos atuando de forma remota nos dois primeiros dias, e que deverão apresentar seus projetos obrigatoriamente de forma presencial no dia 29.
Podem participar equipes que já existem, mas que ainda não possuem CNPJ; ou pessoas físicas que queiram encontrar outras pessoas para formação de novas equipes. A iniciativa é da Emprel, junto com a secretária Executiva de Transformação Digital (SETD) e a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).
Assim, diferente dos outros anos, o hackathon municipal, que compreende uma maratona tecnológica a partir de uma base de dados disponibilizada pela organização, passa a integrar a programação do Ciclo de Inovação Aberta.
Essa é uma janela a mais que os organizadores do ciclo abrem para oportunizar que qualquer equipe tenha condições competitivas e reconhecimento pelo trabalho que desempenham. Os desafios que os participantes irão precisar trazer soluções, são: Mobilidade, Proteção Animal, Meio Ambiente, Sustentabilidade Economia Circular Inclusiva
Os desafios:
Mobilidade Urbana – Como podemos melhorar a mobilidade na cidade do Recife, com uso de tecnologias inovadoras, reduzindo os impactos causados pelo trânsito?
Proteção Animal – Como podemos reduzir o abandono de cães e gatos na cidade do Recife, identificando e registrando cada um deles de forma escalável e mudando a cultura da população no trato desses animais?
Comércio, Turismo e Lazer – Como podemos tornar o centro do Recife, com o uso de tecnologias inovadoras, um lugar atrativo para habitações, atividades de comércio, turismo, cultura e lazer?
Sustentabilidade e Economia Circular Inclusiva – Como podemos, por meio da tecnologia, criar e incentivar um ecossistema que utilize o resíduo sólido como insumo para uma nova indústria baseada na reutilização criativa (upcycling)?
Meio Ambiente – Como podemos reduzir, com o uso de tecnologias inovadoras, os riscos de ataques de tubarão na orla do Recife?
Sobre a Maratona – Serão 32 horas de maratona ininterrupta em salas climatizadas com mesas e cadeiras, pontos de energia e acesso à internet, para a criação de soluções tecnológicas que terão impacto positivo no dia a dia na cidade. Cada participante deverá levar seu computador pessoal.
Durante a maratona, os participantes contarão com alimentação nos três dias do hackathon. Será fornecido água, café, refrigerantes e lanches durante todo o evento. Os participantes, se preferirem, podem levar almofadas, travesseiro, e itens pessoais (escova e pasta de dente, casaco, etc), e se atentar ao regulamento da maratona de programação no site.