Cooperativas alagoanas de agricultura familiar participaram, pela primeira vez, da Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas – Anufood Brazil, realizado em São Paulo. O evento tem como objetivo gerar novos negócios e apresentar as novidades e tendências em produtos nacionais e internacionais para o varejo.
As cooperativas apostaram no catálogo da agricultura familiar para marcar participação na feira, que tem sua edição regionalizada na Europa e na Ásia. A Anufood tem mais de 300 expositores nacionais e internacionais e conta também com programação técnica, com palestras e painéis sobre desenvolvimento, mercado e a indústria de alimentos e bebidas.
O estande foi organizado pela Unicafes em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a participação dos produtos das cooperativas de Alagoas conta com apoio do Governo do Estado.
O secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), Adalberon Sá Júnior, destaca que a presença de cooperativas de Alagoas no evento é fundamental para a conquista de espaço junto a importantes entidades do segmento alimentício.
“Essa é a maior feira de alimentos da América Latina e, pela primeira vez, tem um estande com produtos da agricultura familiar das cooperativas alagoanas ocupando esse espaço. Aqui tem produtos de diferentes estados e Alagoas está junto marcando presença em um evento tão importante, onde tem muita comercialização e rodadas de negócios com grandes redes de supermercado”, destaca.
A Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, alocada dentro da Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), foi criada na nova gestão do governador Paulo Dantas, com o intuito de dar protagonismo ao segmento.
Com a criação da pasta, os agricultores familiares e membros de cooperativas de todo o Estado passam a ser beneficiados com programas, ações e planos de fomento voltados para o segmento.
Um levantamento do Governo aponta que o setor alimenta mais de 300 mil alagoanos, além de gerar empregos diretos e indiretos para cerca de 200 mil pessoas por meio das mais de 240 cooperativas espalhadas por todo o estado.
Fonte e foto: Agência Alagoas/ divulgação