Na sexta-feira, 17, Aracaju, completa 168 anos com muito charme em suas bem cuidadas ruas e avenidas e com o povo jorrando alegria em viver numa capital moderna, mas conservando hábitos simples de uma cidade interiorana.
Tornou-se capital em 17 de março de 1855 e seu nome é de origem tupi: ará (arara ou papagaio) + acayú (caju), significando Cajueiro dos Papagaios. Possui uma área de 182,163 km² e população estimada em 670 mil habitantes (IBGE 2021).
Aracaju é conhecida pela qualidade de vida e hospitalidade do seu povo. Com ruas projetadas em formato quadrático, como um tabuleiro de xadrez, a cidade é plana, com um sistema de transporte urbano integrado, permitindo que com apenas uma passagem os usuários possam se deslocar por toda a capital.
Para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura de Aracaju elaborou uma variada programação com a celebração de missa na Igreja do Santo Antônio, na colina onde a cidade historicamente teria nascido. Em seguida, colocação de coroa de flores no busto que representa o fundador da Cidade, Inácio Barbosa.
Na praça de eventos, no centro histórico da cidade, shows musicais com Coletivo Sergipano Mulheres no Samba, Seu Jorge e Xande de Pilares; shows evangélicos com Gabriel Rocha e Banda Som e Louvor; e a tradicional Corrida Cidade de Aracaju, com 6 mil atletas fazendo o percurso São Cristóvão (primeira capital do estado) a Aracaju, além de outras atrações culturais e esportivas.
Aracaju mostra em seus 168 anos o vigor de uma cidade que cresce harmonizando progresso com seu ar bucólico . Uma cidade gostosa de viver e plena de belezas para oferecer aos seus moradores e visitantes, uma cidade que a cada amanhecer fica mais desenvolvida e charmosa.
(Ascom Setur-Aracaju)