As micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte geraram cerca de 19 a cada 20 empregos oferecidos no estado, se tornando o segmento responsável por 94,4% do saldo total dos postos de trabalho criados no ano passado.
Os dados são do Mapa do Emprego do RN, publicação mensal do Sebrae no Rio Grande do Norte, baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A análise indica que o número de novas contratações com carteira de trabalho assinadas no Rio Grande do Norte nos últimos 12 meses foi de 21.201 e, desse quantitativo, 20.017 vagas correspondem às admissões realizadas pelos pequenos negócios.
Como houve um déficit de 961 vagas nas médias empresas e um volume de 2.321 empregos formais criados pelas grandes, as MPEs encerram o ano respondendo por 94,4% das vagas abertas no estado.
A maioria dessas oportunidades surgiram entre os negócios que atuam na prestação de serviços. O setor chegou a criar em 2022 quase a metade dos postos de trabalho abertos.
Foram 10.554 pessoas a mais que conquistaram um emprego no setor de serviços, o maior gerador de vagas no ano, principalmente pelo ramo de locação de mão de obra temporária, que efetuou 1.850 novas contratações, e pelos bares, restaurantes e similares, que, juntos, admitiram 1.091 funcionários adicionais.
A construção civil mostrou sinais de reaquecimento e terminou 2022, tornando-se a segunda atividade econômica a abrir mais postos de trabalho no RN – foram 4.372 – com destaque para o ramo de edificação de prédios.
O comércio respondeu pela terceira posição no ranking de geração, com 4.203 novas vagas criadas, seguido da indústria, que foi responsável por gerar 2.400 novos empregos no ano passado. As atividades de apoio à cadeia produtiva de petróleo e gás natural tiveram importante contribuição para o saldo positivo da indústria.
Natal e Mossoró foram os municípios onde as contratações superaram significativamente as demissões. Foram admitidos 6.663 novos empregados na capital e outros 4.418 em Mossoró em 2022. Outros municípios que tiveram alta foram Parnamirim (1.878), São Gonçalo do Amarante (930) e Caicó (492).
Fonte: Agência Sebrae de Notícias