Dados mais recentes do Ministério do Turismo mostram que mais da metade dos municípios brasileiros entenderam a importância da ferramenta e fazem parte do Mapa: são 2.940 municípios inseridos na plataforma, o que representa 53% do total de cidades brasileiras existentes (que são 5.568 no total).
Atualmente, o Mapa está composto por 338 regiões turísticas, sendo 231 cidades do Centro-Oeste, 635 do Nordeste, 160 do Norte, 1.127 do Sudeste e 786 do Sul.
Os dados representam um aumento de 122 cidades desde agosto de 2022. Os gestores de turismo de todo o país podem realizar o cadastramento de seus municípios a qualquer tempo no site do Mapa do Turismo, observando os critérios estabelecidos em Portaria MTur nº 41/2021.
Essa possibilidade traz mais agilidade para o setor, uma vez que antes só era possível realizar a atualização ou inserção de informações no Mapa a cada dois anos.
“O Mapa do Turismo auxilia na construção de políticas públicas mais eficientes e assertivas. Mas é importante ressaltar que esse esforço é feito em conjunto e que contamos com o apoio dos gestores para priorizarem o setor, participando das capacitações do MTur e estando atentos às políticas públicas executadas pelo Ministério”, ressalta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Fique atento(a) aos critérios para participar do Mapa. O município precisa:
– dispor de uma secretaria/departamento para o turismo;
– dispor de Lei Orçamentária;
– ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR;
– ter o Conselho Municipal de Turismo ativo;
– assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios.
Além disso, para um município solicitar sua integração em uma Região Turística do Mapa do Turismo Brasileiro, o seu órgão Municipal de Turismo deverá adquirir uma senha e preencher corretamente o cadastro por meio do sistema eletrônico.
(Divulgação Mtur)