Quem passar pela capital paraibana nos próximos dias poderá se deparar com algum agente medindo a satisfação dos turistas com os serviços oferecidos na capital. Isso porque a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou uma série de pesquisas, em uma ação do Radar de Inteligência da Economia do Turismo.
A proposta é identificar hábitos de consumo dos turistas, bem como seu nível de satisfação sobre os serviços turísticos oferecidos. O levantamento dos dados será realizado nos pontos turísticos de maior fluxo de pessoas da cidade e no aeroporto. A metodologia utilizada será de amostragem probabilístico aleatório simples.
Daniel Rodrigues, secretário de Turismo, completa. “Será possível contribuir para que a Prefeitura e a iniciativa privada avaliem como está sua oferta, a qualidade da prestação dos serviços demandados e, em decorrência das eventuais deficiências, poder requalificar os mais diversos segmentos, de maneira a garantir a fidelidade dos visitantes com relação à continuidade da procura pelo nosso destino.”
O Radar de Inteligência da Setur objetiva, ainda, considerando a viabilidade identificada, caracterizar condicionantes para que os produtos receptivos tenham sucesso em sua implementação/manutenção, bem como seus pontos fortes e fracos, estratégias de precificação, logística e demais fatores críticos de competitividade do destino, levantar expectativas e interesses em conhecer roteiros do nosso turismo.
“As pesquisas significam sair do achismo para atuarmos com mais profissionalismo, direcionando as ações conforme a opinião do turista que viveu sua experiência em nosso destino, Com isso, iremos conhecer ainda mais sua satisfação para melhorarmos igualmente a nossa competitividade no mercado” explicou o secretário executivo e coordenador do RIET, Ferdinando Lucena.
Fonte e foto: Prefeitura de João Pessoa