Sebrae Top 100 premia artesãos em 7 estados do NE

Mais de 1.200 projetos em todas as partes do país concorreram na 5ª edição do prêmio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Prêmio Sebrae Top 100 artesanato publicou a lista dos trabalhos premiados em 2022 na 5ª edição do prêmio, que contemplou iniciativas em várias partes do país. Os escolhidos ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.

Os estados que mais apresentam vencedores estão no Nordeste, mas este ano, Minas Gerais teve 24 artesãos ganhadores, seguido da Bahia, Alagoas, Amazonas e Piauí.

O Sebrae reconhece identifica e premia as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil desde 2006, levando em conta a qualidade dos produtos, bem como as práticas de gestão.

o Prêmio inclui os vencedores em um catálogo comercial com informação dos premiados e divulga vídeos das melhores práticas no portal do Sebrae, dando visibilidade e promovendo o trabalho dos empreendedores artesãos.

Confira os trabalhos premiados no Nordeste

Alagoas – 11 prêmios

Petronio Lindoso de Queiroz, da cidade de Porto de Pedras; Associação Mulheres de Fibra dos Assentamentos de Maragogi, da cidade de Maragogi; Lucineide Gomes Barbosa, de Maceió; Ana Cristina Ferreira Santos, de Penedo; Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba – INBORDAL levou três prêmios; João Carlos da Silva, de Capela; Guilherme Santos Lima, de Pão de Açúcar; Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe, de Coruripe; e Camille Souza Dias, de Pão de Açúcar.

Bahia – 11 prêmios

Associação de Produtores da Floresta do Baixo Sul da Bahia – APF 1, da cidade de Ituberá; Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho, de Aratuípe; José Roque Azevedo Assunção, de Ituberá; Associação de Artesãos de Santa Brígida, na cidade de Santa Brígida; Laila Assef, da cidade de Trancoso; Elson Alves dos Santos e José Geraldo Machado da Silva, ambos da Barra; Associação União de Mulheres do Monte Alegre, em Jeremoabo; Associação das Rendeiras da Cidade de Dias D’Ávila – Rendavan, na cidade de Dias D´Ávila; Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão, na cidade de Valente e Maria Joelma Bispo Silva, de Entre Rios.

Piauí – 8 prêmios

No Piauí, a capital Teresina, e a cidade de Pedro II levaram oito prêmios, sendo quatro da Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho (Camede), além de André Vitor Cruz Silva, Tereza do Carmo, Josielton Ferreira e Emilly Maria Barros Galvão.

Paraíba 2 prêmios

Na paraíba, trabalhos de Maria da Silva Fialho, de João Pessoa, e da Associação das Crocheteiras e Condutores Turísticos do Lajedo do Marinho, da cidade de Boqueirão, levaram os prêmios do estado.

Sergipe – 2 prêmios

Em Sergipe, dois trabalhos da cidade de Divina Pastora foram contemplados, são eles: Artesanato de referência cultural Divina Pastora e Associação p/ o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora.

Ceará – 2 prêmios

No Ceará, foram premiados os trabalhos da Associação de Artesãos Dos Sítios Ipueiras, Curral Novo e Corrego das Pedras, de Jaguaribe e da Associação Conjunta das Agricultoras e Rendeiras do Trairi, da cidade de Trairi.

Rio Grande do Norte – 1 prêmio

No Rio Grande do Norte, foi premiado um trabalho desenvolvido na cidade de São José do Campestre, da Cooperativa de Produção artesanal do CRUTAC.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Foto: Agência Sebrae de Notícias

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco